• Carregando...

A temporada de verão iniciou oficialmente ontem com o lançamento da Operação Viva o Verão, do governo do estado, que envolve o trabalho de mais de 6 mil pessoas em pelo menos 15 áreas do litoral, costas norte e oeste do estado. A prioridade, segundo o secretário de Segurança Pública e coordenador da operação, Luiz Fernando Delazari, é garantir a segurança e a tranqüilidade dos veranistas. "Nós queremos que o nosso litoral seja freqüentado por famílias. Então é tolerância zero contra a perturbação do sossego e contra o som alto", diz.

O efetivo aumentou de 2,6 mil para 3 mil policiais e, segundo Delazari, o destacamento do contingente não prejudicará o trabalho da polícia em outros municípios.

Saneamento

Esse poderá ser o terceiro ano consecutivo que os veranistas e moradores de Guaratuba não irão lidar com o problema da falta de água na temporada. A constatação foi feita ontem pelo diretor-presidente da Sanepar, Stênio Jacob, durante inauguração do novo sistema de tratamento de esgoto do município. "Isso está absolutamente resolvido. Estamos sem problemas de falta de abastecimento de água e não teremos também neste ano", garante. Jacob explica ainda que o risco de interrupção só existe no caso de ocorrer algum acidente.

Apesar da conquista, a população de Guaratuba ainda está na expectativa de melhoria na qualidade da água das praias para os banhistas. Com a nova estação de tratamento de esgoto, a coleta e tratamento de esgoto na cidade saltará de 28,9% para 46,6% das residências, o que deve se refletir na balneabilidade. Na opinião do governador Roberto Requião esse numero é um avanço, mas não suficiente. "Eu quero que o projeto ultrapasse o índice de 60% a 65%, que é o recomendado pelos organismos internacionais. Enfim, não se investe só no litoral, está se investindo em todo o estado, o Paraná inteiro vem passar as férias aqui", considera.

Até julho devem estar concluídas as obras de ampliação do sistema de esgoto sanitário em Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba. O investimento é de R$ 100 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]