• Carregando...

Ao perceber que era maioria na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a oposição tentou, nesta terça-feira (17), realizar manobra para levar ao Senado a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Os parlamentares queriam que eles explicassem as causas do blecaute ocorrido na semana passada. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apresentou requerimento oral e pediu prioridade de votação. Coube ao petista e vice-presidente da comissão, Delcídio Amaral (MS), derrubar a iniciativa.

A proposta foi apresentada pelo tucano um dia após a Comissão de Infraestrutura ter aprovado requerimento para ouvir uma série de técnicos do setor e, só depois, os dois ministros. Como será uma audiência pública com a CAE, a matéria teve que ser submetida à votação na comissão e foi aprovada após a chegada dos senadores da base aliada na reunião, prejudicando o requerimento do senador tucano.

Flexa Ribeiro argumentou que, na comissão de Infraestrutura, serão realizados "grandes seminários" com os técnicos. O parlamentar acrescentou que sua proposta tinha como objetivo ouvir exclusivamente os ministros Lobão e Dilma Rousseff sobre "as questões técnicas do apagão" e os prejuízos causados.

Ao perceber a maioria da oposição e o número suficiente de senadores presentes para votar o requerimento do colega do PSDB, o líder do Democratas (DEM), José Agripino Maia (RN) pediu a Delcídio Amaral que a matéria fosse colocada em votação de imediato. Ele qualificou de "comício" o requerimento aprovado na comissão de Infraestrutura.

"Ontem (16), o líder do governo [Romero Jucá] ofereceu uma sugestão que é de blindagem política trazendo uma multidão para a realização de um comício", disse José Agripino. O requerimento da CI, na verdade, é de autoria do senador Fernando Collor (PTB-AL). Segundo José Agripino, cabe ao governo analisar com técnicos gabaritados alternativas para evitar que o episódio da semana passada se repita e, no Senado, os ministros informarem as medidas tomadas com o mesmo objetivo.

Romero Jucá (PMDB-RR), por sua vez, argumentou que é necessário debater o assunto com os técnicos uma vez que trata-se da matriz energética do país. Ele acusou a oposição de querer politizar o episódio. "A oposição quer 'politizar', 'eleitorar' o debate, discutindo com a ministra Dilma Rousseff o blecaute".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]