Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
artigo

Os novos desafios para o crescimento

Nesses últimos dez anos, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) está se firmando como um dos mais importantes núcleos dinâmicos da economia brasileira e com perspectivas de integração externa pela sua posição geográfica estratégica. Espacialmente, os novos investimentos estão se concentrando no Contorno Sul, incorporando Fazenda Rio Grande e Mandirituba. No Leste estão incluindo os municípios de São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e Campina Grande do Sul. No Oeste é de se destacar Campo Largo como receptor de investimentos industriais.

Muitos dos investimentos industriais nos municípios metropolitanos são transferências de indústrias que, implantadas em Curitiba ao procurarem ampliar suas instalações, encontraram áreas maiores e a preços mais convenientes, evitando imobilização desnecessária de capital com a compra de terreno.

O desenvolvimento industrial, comercial e de serviços nos municípios vizinhos da capital não foi acompanhado da necessária infraestrutura viária metropolitana. As atuais carências de infraestrutura impactam negativamente não só a população que diariamente deve se locomover para o trabalho, educação e comércio, mas também reduzem a produtividade das indústrias e serviços por dificultarem o recebimento de matérias primas e escoamento da produção.

A estrutura do sistema viário metropolitano apresenta elevado grau de saturação na medida em que não atende às necessidades atuais de mobilidade geradas pelo crescimento das atividades econômicas e demográfico das últimas três décadas, situado entre as taxas mais altas do país.

O emaranhado de problemas resultantes da falta de planejamento metropolitano condizente com as demandas sócio-econômicas ao longo das últimas décadas resultou na complexidade atual do desenvolvimento integrado da RMC, a exigir orientação através de estratégias e diretrizes de longo prazo, para eliminar os atuais gargalos e assegurar um desenvolvimento metropolitano sustentável social, econômico e ambiental.

Para atingir esses objetivos foram elaborados o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba e os programas Plano de Integração do Transporte e Plano de Aceleração do Desenvolvimento, ambos conforme as diretrizes de Gestão de 29 de novembro de 2000.

Alcidino Bittencourt Pereira é Coordenador da Região Metropolitana de Curitiba (Comec)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.