• Carregando...

O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está desenvolvendo um estudo clínico com pacientes de artrite reumatóide, que é uma inflamação nas juntas. A pesquisa, dirigida pelo professor de reumatologia do HC Sebastião Radominski, vai comparar a ação de dois medicamentos. Pacientes portadores da doença e que atendam os requisitos exigidos para o estudo podem se candidatar até o dia 28 de fevereiro.

Segundo o HC, o novo medicamento, objeto do estudo, é inovador em comparação aos demais porque, além de pertencer a uma nova classe terapêutica, é o primeiro agente biológico via oral. Para participar da pesquisa, não há restrição quanto ao sexo do paciente, que deve ter entre 18 e 80 anos. Ele já deve ter sido diagnosticado com artrite reumatóide e não pode ter usado ou estar usado o medicamento metotrexate. Os interessados em participar vão passar por uma avaliação e, caso atendam os critérios do protocolo aprovado para a pesquisa, vão participar do estudo. O HC ainda alerta para que os pacientes não confundam a artrite reumatóide com a artrose, que é o desgaste nas juntas.

Artrite reumatóide

A artrite reumatóide é um processo inflamatório que ocorre nas articulações. Como consequências, alguns sinais e sintomas – como inchaço nas articulações, rigidez e dor – ocasionados pelas lesões nas articulações podem causar deformidades e incapacidades. A doença pode atingir até 1,5% da população em algumas regiões. Ela atinge mulheres com mais frequência e costuma se iniciar entre os 30 a 50 anos. O desenvolvimento da doença depende de algumas combinações de defeitos genéticos e a presença de um ou mais estímulos externos, o que faz com que a incidência em familiares de pacientes com artrite reumatóide não seja grande.

Diferentes fatores ocasionam a dor da artrite, como a inflamação da membrana sinovial, dos tendões, dos ligamentos, das fibras musculares e da fadiga. A combinação desses fatores determina a intensidade da dor, que varia para cada paciente. Outros aspectos – como depressão, ansiedade e hipersensibilidade nos locais – também influenciam.

Serviço

Interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro pelos telefones (41) 9109-6167 ou (41) 3022-3482 e falar com Jéssica, em horário comercial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]