• Carregando...
Guilherme Longo usou colete à prova de balas na reconstituição | Fernando Calzzani/ Folhapress
Guilherme Longo usou colete à prova de balas na reconstituição| Foto: Fernando Calzzani/ Folhapress

Suspeita

Polícia diz que padrasto de Joaquim falou em seguro

Uma nova pista pode mudar o rumo das investigações sobre o desaparecimento do menino Joaquim Ponte Marques. Em mensagem de telefone celular enviada para a psicóloga Natália Ponte, mãe de Joaquim, pouco antes do sumiço da criança, o padrasto Guilherme Longo fala em ter feito uma apólice de seguro sem entrar em detalhes a respeito. Agora, a polícia quer localizar a seguradora e saber a quem se refere esse seguro e quem seria beneficiado. A informação foi confirmada pelo delegado Paulo Henrique Martins de Castro, que responde pelo caso. Longo está preso desde o dia 10, quando o corpo de Joaquim foi localizado boiando no Rio Pardo, em Barretos (SP), após desaparecer cinco dias antes do quarto dele em Ribeirão Preto.

A reconstituição do que ocorreu na madrugada do último dia 5, data em que o menino Joaquim Ponte Marques, 3 anos, supostamente desapareceu, foi marcada por contradições do padrasto Guilherme Raymo Longo, 28 anos, principal suspeito do caso.

Segundo o delegado Paulo Henrique Martins de Castro, em depoimento Longo afirmou que levou cerca de 40 minutos para ir e voltar ao local onde teria ido buscar cocaína. Ontem, no entanto, ele percorreu o mesmo trecho, de 1.600 metros, em 20 minutos. Ainda conforme o delegado, outras contradições dentro da casa da família fizeram com que ele descartasse a participação de uma terceira pessoa no sumiço do garoto. O advogado do padrasto disse que as contradições não incriminam seu cliente.

Apesar de todo o esquema de segurança montado com antecedência pela polícia, com o apoio do setor de trânsito da prefeitura de Ribeirão Preto, houve tumulto em várias ocasiões e tentativas de agressão ao padrasto do menino. Cerca de 200 pessoas foram ao local protestar, de acordo com a PM.

A reconstituição durou cerca de duas horas, e Longo, vestindo uma camisa vermelha, com um colete preto à prova de balas, foi recebido no Jardim Independência, onde residia, aos gritos de "assassino" e pedidos de justiça. Antes disso, havia enfrentado protesto ao deixar a Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

Ele participou de tudo e mostrou aos peritos todos os passos que diz ter dado na madrugada em que Joaquim desapareceu. Afirmou como saiu e como chegou, e mostrou a restituição até mesmo do momento em que teria fechado o portão com o cadeado, mas deixado a porta apenas encostada.

Depois da reconstituição, Longo voltou para a delegacia e de lá, foi levado à Delegacia Seccional de Barretos, onde está preso. A mãe de Joaquim, Natália Ponte Marques, 29 anos, que também está presa, não participou da simulação dos fatos.

Ela permaneceu na DIG durante a tarde e depois foi levada de volta à cadeia feminina de Franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]