• Carregando...
“As respostas que ofereço têm base na Bíblia, na tradição da Igreja e nos ensinamentos dos santos e dos grandes padres. Não são as ideias do padre Reginaldo” | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
“As respostas que ofereço têm base na Bíblia, na tradição da Igreja e nos ensinamentos dos santos e dos grandes padres. Não são as ideias do padre Reginaldo”| Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo

Oferecer dez respostas a questionamentos que afligem fiéis e pagãos. Essa foi a intenção que levou o padre Reginaldo Manzotti, conhecido por "arrastar multidões" às suas missas-espetáculo, a escrever o seu primeiro livro – Dez respostas que vão mudar sua vida –, lançado esta semana. Man­zotti, que atualmente é pároco da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, tem longa carreira musical, com cinco discos lançados. Desta vez, resolveu arriscar-se na seara da palavra escrita, com a ressalva – feita por ele – de que a obra trata apenas de uma espécie de "tradução". "Tentei traduzir conceitos teológicos em coisas fáceis para o povo", explica.

A obra é uma reflexão sobre os problemas mais agudos e tangíveis que afligem as famílias e que o padre pôde apreender diretamente de seus seguidores em quase duas décadas de sacerdócio. Ancorado nos va­­lores e na ética cristã, Man­zotti analisa os tabus da perenidade do casamento e da fidelidade conjugal, aponta formas para resolver conflitos entre pais e filhos, aborda a questão do envolvimento de familiares com álcool e drogas ilícitas e reúne ensinamentos para superar o desemprego ou a dor do luto. Em entrevista à Gazeta do Povo, Manzotti falou sobre a nova obra que promete inspirar leitores a superar obstáculos e manter a fé.

Com tantas possibilidades, como foi feita a escolha das dez perguntas a serem respondidas?

Tenho um programa em que o ouvinte pergunta e eu respondo. Percebi que as pessoas, quando terminava a resposta, pediam: "Põe isso aí no site, padre". Então concluí: chegou a hora de juntar as ideias e escrever um livro. São questionamentos que percebi que as pessoas têm, mas não sabem a quem perguntar. E as respostas são várias. As que ofereço têm base na Bíblia, na tradição da Igreja e nos ensinamentos dos santos e dos grandes padres. Não são as ideias do padre Reginaldo. De certa forma, tentei traduzir conceitos teológicos em coisas fáceis para o povo.

As respostas tratadas no livro refletem, então, os maiores anseios dos próprios ouvintes?

Atendo as pessoas pelo rádio e percebo que há áreas que elas sentem mais necessidade. A questão do matrimônio, por exemplo, a infidelidade, a traição, é muito presente. Existe a máxima: "O que Deus uniu o homem não separa". Eu levanto um "será?". A separação é algo comum hoje. Será que as pessoas não estão se deixando levar pelo comum? Ou estão achando que o comum é normal? Então, busco trabalhar o que leva um casamento de anos a acabar. E, dentro do matrimônio, trato da questão da sexualidade. Julgo que Deus passa pela nossa sexualidade – ou o diabo passa, dependendo da forma como se lida com ela. Existe uma forma saudável de exercê-la e é possível que a pessoa, desta forma, seja feliz na sua sexualidade e não escrava dos seus impulsos.

Vícios, em geral, são temas que permeiam o livro...

Tento abordar o tema da droga e do alcoolismo, principalmente. Criou-se um mito de que a droga não tem jeito, mas tem. Tanto é que no fim de cada capítulo há um testemunho de superação real. Só que é difícil fazer isso sozinho. O alcoolismo, por exemplo, é uma cruz pesada e a família acaba desistindo da pessoa viciada. Quem já está no fundo do poço não precisa de mais um empurrão, não é? Acredito muito nos grupos de tratamento, em que as pessoas podem contar umas com as outras.

O senhor teve uma experiência pessoal recente com um dos temas do livro: o luto. Como o senhor lidou com isso?

Há dois anos lidei com o luto da morte do meu pai, que morava comigo havia cinco anos. De fato, acabei expressando um pouco do que senti neste livro, como eu superei a morte e encarei tudo. O luto é natural de todo ser humano. Até nosso senhor Jesus Cristo viveu o luto. O problema é que uma hora tem de passar. Mas, além dessa experiência pessoal, esse é um tema que eu respondo todo dia no rádio. Queria trabalhar a fundo esse tema e, por isso, esse é o maior capítulo do livro.

Serviço:

O livro do padre Reginaldo Manzotti, Dez respostas que vão mudar sua vida: histórias reais para inspirar você a superar obstáculos e manter a fé, publicado pela editora Ediouro, é vendido por R$ 26,90. Serviço de atendimento ao leitor: (21) 3882-8416.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]