• Carregando...

Dois meses após ver funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) apagar um grafite feito pela dupla Osgemeos, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), criou na última terça-feira um instituto para identificar e promover a "cena artística urbana".

Será criado o Conselho Carioca de Graffiti, que terá como objetivo "dirimir qualquer impasse entre o poder público e a atividade".

Não há, porém, definição de critérios objetivos sobre o que vai diferenciar um grafite de uma pichação, que segue proibida. Os membros do conselho serão eleitos entre os artistas do estilo.

O objetivo é usar a expressão artística como forma de revitalização de áreas degradadas. O decreto assinado por Paes define os espaços nos quais grafiteiros serão autorizados a fazer os desenhos: postes, colunas, muros cinzas, paredes cegas (sem portas, janelas ou outra abertura), pistas de skate e tapumes de obras.

"Quando assinamos o decreto, estamos nos dizendo abertos ao diálogo. Estamos falando de um processo voltado à mudança da cultura dos agentes públicos e da sociedade, uma vez que o decreto também estabelece critérios para atuação dos órgãos municipais, como manutenção e limpeza dos bens públicos", disse o prefeito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]