• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O pagamento de auxílio-permanência para estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está atrasado desde a semana passada. Normalmente, os depósitos de R$ 400 – que favorecem quase 3 mil alunos – são realizados até o quinto dia útil de cada mês, mas ainda não aconteceram em março. De acordo com a assessoria de imprensa da UFPR, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca entrou em contato com o Ministério da Educação e pediu agilidade na liberação dos recursos. O MEC, segundo a universidade, teria garantido que as transferências ocorrerão até esta terça-feira (14).

A UFPR garante que os demais auxílios e bolsas estão em dia e que o atraso dos auxílios-permanência não tem relação alguma com os desvios de recursos denunciados na área de pesquisa da instituição. De acordo com a assessoria, seriam consequências de “questões orçamentárias do governo federal”. A Gazeta do Povo entrou em contato, no final da tarde desta segunda-feira(13), com o ministério para confirmar a previsão de pagamento e também se a situação atinge outras universidades, mas não obteve resposta.

Caso o repasse aconteça nas próximas horas de terça, ainda levará três dias para que chegue às contas dos alunos. Alguns estudantes procuraram a Gazeta do Povo para contar que estão em dificuldades por causa da demora. Um estudante de Economia, por exemplo, relatou que colegas precisaram emprestar dinheiro para pagar aluguel e transporte.

Atualização

A UFPR informou que os recursos foram liberados nesta terça-feira e que os pagamentos começarão a ser programados. O MEC ainda não se posicionou sobre o caso.

Em nota, o MEC informou que fez um repasse de R$ 1,2 milhão à UFPR nesta terça-feira (14) referente às liquidações com assistência estudantil. O MEC explicou ainda que encaminha a verba para a universidade, que aplica os recursos. Segundo a pasta, “o ministério, após efetuar liberação financeira, não possui qualquer ingerência sobre os processos de pagamento que estejam a cargo de suas unidades vinculadas.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]