• Carregando...

A pesquisa do Ibope ainda revela que, na opinião dos pais, a boa formação educacional é a principal condição necessária para que os filhos obtenham sucesso no futuro. No Brasil, 63% escolheram esta entre sete opções apresentadas e, no Sul, foram 62%. Em segundo lugar eles apontam capacidade e conhecimento profissional. No Brasil foi a preferência de 62% e no Sul de 39%. Cada entrevistado poderia escolher duas das alternativas apresentadas.

Outra sondagem feita diz respeito aos valores sobre os quais uma boa escola deveria estar voltada. As preferências se alternam entre o Sul e o total das oito regiões com relação às alternativas propostas Justiça/ Cidadania e Diálogo/Liberdade. Os pais sulistas (35%) preferiram a primeira, enquanto no Brasil, as duas ficaram empatadas, com 34%. Neste item ainda foi apontado o compromisso social, a avaliação permanente e a criatividade como valores necessários numa boa escola.

Na opinião do vice-presidente do Sinepe-PR, Ademar Batista Pereira, os pais estão buscando uma escola mais humanitária. "A escola tem de olhar o individuo como ser humano, dar condições para ele se desenvolver e conhecer a realidade da sociedade. Não cabe mais hoje uma escola que só tem prova, que só cobre decoreba. A avaliação permanente é muito mais abrangente", disse.

Já a dona de casa Maria Terezinha Klein, a mãe da estudante Mariana, dá muita importância para a infra-estrutura e a filosofia baseada em valores religiosos e cristãos. "Sem contar que ela deve ser tratada como a pessoa Mariana e não como um número." (TD)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]