• Carregando...

Duas linhas de transmissão voltam a funcionar

O diretor-geral da Usina Elétrica de Itaipu, Jorge Samek, afirmou que duas linhas de transmissão de 765 mil volts que não estavam funcionando já foram reparadas, conforme informações da Rádio CBN. Ainda de acordo com a rádio, Samek disse não ter dúvidas de que o apagão foi causado por queda em linhas de transmissão de energia e que a situação em todo o País deve melhorar nos próximos minutos.

Jorge Samek prevê retomada do fornecimento de energia

O presidente de Itaipu, Jorge Samek, previu que o fornecimento de energia deve começar a ser retomado em cerca de 30 minutos. Em entrevista para a Globo News, ele disse que esta é a primeira vez que ocorre o total desligamento dos geradores de Itaipu. O problema teria sido provocado por falhas nas linhas de transmissão, provocado por algum evento climático. Ele confirmou ainda que a região do Paraná está sendo atingida por chuvas fortes.

Usina de Itaipu, retoma operações, afirma Lobão

O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, afirmou que a operação da usina de Itaipu foi retomado. "A usina de Itaipu já foi reergenizada, portanto já está em condições de fornecer os 14 mil megawatts de energia para o sistema. Resta saber ainda como se encontram as linhas de transmissão", disse o ministro. Ele levantou a possibilidade de que raios possam ter provocado a falha nas linhas de transmissão.

No início desta madrugada, o fornecimento de energia elétrica começou a ser retomado em algumas regiões da cidade de São Paulo e Campinas.

Um apagão atinge as regiões Sudeste e Centro-Oeste do País na noite desta terça-feira (10). Por volta das 22h15, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em pelo menos nove Estados do País - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Pernambuco, Bahia -, além do Distrito Federal.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, informou que o apagão foi provocado pelo desligamento total da usina hidrelétrica de Itaipu. Segundo ele, ainda agora o Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS) está tentando religar a usina e as linhas de transmissão que abastecem os estados. Itaipu, neste momento, continua desligada.

"Itaipu desligou toda, tanto no lado brasileiro quanto no paraguaio. A preocupação do ONS agora é religar o sistema, mas o que sabemos é que ainda chove muito na região", afirmou Hubner.

Os municípios do Mato Grosso do Sul, que fazem fronteira com o Paraná, não tiveram apagão. Ainda não se sabe quantos ficaram sem energia, mas a capital foi atingida por completo.

Hubner explicou que o sistema interligado tem barreiras de proteção para impedir que problemas técnicos causem danos em cascata em toda a rede, por isso quando houve o problema em Itaipu imediatamente a transmissão de energia foi sendo cortada, prejudicando especialmente os estados diretamente abastecidos pela hidrelétrica.

O diretor-geral da Aneel afirmou que apenas nesta quarta-feira deverá ser possível apontar as causas preliminares do apagão.

Esta informação também havia sido confirmada mais cedo por um técnico do Operador Nacional do Sistema (ONS). segundo o técnico, o blecaute que atinge vários estados brasileiros foi provocado por falhas numa linha de transmissão do sistema interligado Sul-Sudeste. Essa linha, de 750 kilovolts (kv) saiu do sistema, possivelmente devido a raio ou ventos fortes. Como o sistema é interligado, por proteção, várias linhas de transmissão foram automaticamente desativadas, "como num efeito dominó", ratificou o técnico.

A linha que provocou o problema provavelmente vem de Itaipu, porque os três linhões da usina binacional saíram do sistema, disse o ténico. A prioridade agora é tentar restabelecer as linhas que foram desativadas

O Operador Nacional do Sistema (ONS) infomou que estão fora do ar 17 mil megawwats de energia, o equivalente à área do Estado de São Paulo. Segundo as primeiras informações, há 20 unidades de Itaipú paradas.

No momento do apagão, o ministro de Minas e Energia Edison Lobão estava reunido com o presidente Lula e os governadores do Rio, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Milton Hatum em Brasília para discutir o pré-sal. Não há registro de falta de luz na capital.

Em Itaipu, todas as 20 unidades geradoras de energia estão paradas. Os técnicos estão tentando apurar as causas que teriam provacado a paralisação. Especula-se que as torres das linhas de transmissão tenham caído. Segundo a assessoria de imprensa, se realmente for constatado que tenha ocorrido a queda das torres, a volta ao funcionamento das unidades geradoras de energia vai demorar. Outra hipótese é que tenha ocorrido uma decarga elétrica na substação de Furnas.

O Presidente da Cedae Wagner Victer comunicou que o apagão possivelmente atingiu a rede interligada sudeste/centro-oeste, afetando as indústrias e paralisando as estações de água do Guandu e Laranjal. Victer faz um apelo para que a população economize água.

Região de Maringá

Em Maringá e na maior parte restante do Paraná, a queda de energia durou apenas alguns segundos. Segundo assessoria de imprensa da Copel, no Paraná e nos estados do Sul, houve apenas uma "oscilação de tensão", causada por um aumento repentino na carga seguida de uma queda de tensão. As informações são do Central de Operações da Geração (GOC), que monitora a distribuição de energia elétrica na região. Isso causou instabilidade e cada cidade sentiu a falta de energia de uma forma diferente. Contudo, não houve corte prolongado.

A oscilação foi percebida em vários lugares em Maringá, região Noroeste. Luminárias da iluminação pública ficaram apagadas por alguns minutos. Também no Centro Universitário de Maringá (Cesumar) a transmissão caiu e os alunos ficaram no escuro por alguns minutos. No Hospital Universitário (HU), a oscilação também foi sentida, mas o hospital conta com gerador, não sofrendo maiores danos.

Em Ivaiporã, região Central, cidade responsável pela distribuição da energia de Itaipu para grande parte do Brasi, também não faltou eletricidade, informou o plantão da Policia Civil no Município.

Região de Londrina

Em Londrina, segundo a assessoria de imprensa da Copel, possivelmente a queima de um fusível do sistema deixou o distrito rural de Warta sem luz por aproximadamente 45 minutos. No restante da cidade, houve oscilações de energia, o que provocou o desligamento da iluminação pública em alguns pontos da cidade. Já na região norte do Estado, ainda segundo a Copel, houve queda da energia em Borrazópolis, Leópolis e Sertaneja.

Você enfrentou o apagão? Envie o seu relato

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]