• Carregando...

Confira a receita completa do panetone gigante:

- 36 kg de frutas;

- 36 kg de uvas;

- 30 kg de açúcar;

- 6,3 kg de fermento;

- 45 litros de água;

- 18 kg de margarina;

- 1.350 g de sal;

- 600 g de essência;

- 1.200 ovos (gemas);

- 135 kg de farinha de trigo;

- 150 g de lecitina de soja.

Expectativa é quebrar o recorde mundial durante a tarde desta segunda-feira

Vinte e cinco pessoas trabalham, desde as 4h30 desta segunda-feira (30), na produção do "maior panetone do mundo". O panetone pesa 330 quilos e é produzido pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep), em Colombo, na região metropolitana. O objetivo é entrar para o Guinness Book.

A massa foi preparada e, desde as 8h30, colocada na forma. Por volta das 9h45, os organizadores aguardavam apenas a massa crescer para ser assada. A forma foi pesada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). A previsão é que às 15h30, 16h, o panetone fique pronto.

Depois de assado, o alimento será pesado novamente e representantes do Guinness Book irão checar a pesagem do panetone. "Estamos ansiosos e na expectativa de atingir o recorde quando tudo ficar pronto, à tarde", disse o presidente da Sipcep, Joaquim Cancela Gonçalves. Um forno e uma forma especial foram feitos para assar o panetone.

"A receita é a mesma encontrada nas padarias do Brasil. É uma receita tradicional e o panetone tem características artesanais", definiu Gonçalves. Segundo ele, as dimensões e medidas do panetone gigante não vão afetar o sabor e a maciez do alimento.

Metade do alimento será doada ao Pequeno Cotolengo do Paraná e a outra metade distribuída para a população que for conferir de perto o panetone. O endereço é na Travessa Pedro Pok, 363 (na chácara da Nomax Brasil), em Colombo, região metropolitana.

O recorde anterior é de um panetone de 280 quilos, segundo informações repassadas pelo Guinness ao Sipcep. O sindicato do Paraná já tem o recorde do maior pão do mundo, que pesava 1.571,25 kg e foi alcançado em 13 de novembro de 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]