• Carregando...

Pontífice vai experimentar o sabor do licor de araucária

Curitiba – Durante a visita ao Brasil, Bento XVI vai receber um presente do arcebispo de Curitiba, dom Moacir Vitti. O mimo é um licor produzido a partir de folhas de araucária – árvore símbolo do Paraná. A bebida é resultado de um estudo de cerca de dois anos, comandado pelo pesquisador Paulo Romeiro em parceria com a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal. "Queremos criar alternativas de uso da planta, sem tirá-la do solo. Queremos mostrar para os produtores rurais a importância de plantar e preservar a árvore símbolo do estado", diz o presidente da entidade, Roberto Gava.

Segundo o pesquisador, o produto já foi patenteado e agora está sendo criada uma cooperativa de produtores para fabricar o licor em escala artesanal. "Estamos também estudando uma série de outros produtos que podem ser desenvolvidos a partir da folha de araucária, como alimentos, cosméticos e fitoterápicos." O produto ainda não está sendo comercializado – o que deve ocorrer em junho – mas, segundo Gava, há interesse de empresas européias em importá-lo."

Cinthia Scheffer

São Paulo – Rodrigo Mendes Rosa tem 21 anos e cursa o quarto ano de Engenharia da Computação na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). Ele divide um apartamento com outros quatro universitários. É são-paulino e gosta de jogar futebol de salão. Como milhares de jovens da sua idade, Mendes tem uma vida normal, faz estágio, gosta de chope, de MPB, de sair à noite: vai a baladas, barzinhos e festas em repúblicas estudantis. A diferença é que Mendes também vai à igreja. E muito. Tanto que foi escolhido para dar as boas-vindas a Bento XVI, na introdução do encontro do papa com os jovens, hoje, às 18 horas, no Estádio do Pacaembu.

Será o único encontro do papa com a juventude em sua viagem ao Brasil. O tema do evento será "Jovem, discípulo e missionário de Jesus Cristo". No evento só poderão entrar os 35 mil jovens que receberam ingressos distribuídos por 270 dioceses do país. Quem não tiver ingresso poderá acompanhar o encontro dos telões instalados na Praça Charles Miller, em frente ao estádio.

Encontros com jovens têm sido uma característica marcante do pontificado de Bento XVI. Logo que foi aclamado papa, Joseph Ratzinger anunciou que compareceria a um encontro de jovens, na Alemanha, sua terra natal. Assim, em agosto daquele mesmo ano, Bento XVI participou de três encontros na cidade alemã de Colônia diante de mais de um milhão de jovens de 193 países, evento que ficou conhecido como o "Woodstock cristão".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]