• Carregando...
Noel foi disputado pelas crianças | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Noel foi disputado pelas crianças| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

"Eu chorei porque estava feliz com o Papai Noel", explicou Pedro Henrique Souza, 5 anos. A emoção do pequeno comoveu os funcionários da empresa Serra Verde Express que pelo nono ano consecutivo participam do evento Natal no Trem. O menino era uma das 150 crianças de 5 a 10 anos que passearam ontem de trem, de Curitiba até Morretes, no litoral do Paraná, na companhia do Papai Noel. Todos os pequenos viajantes são atendidos pelo Projeto Parceria Nota 10, do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), que promove ações socioeducativas voltadas para menores em situação de vulnerabilidade social.Outras 150 crianças devem participar do passeio, na próxima quarta-feira, para passar um dia repleto de novas experiências. Para Andrei Luan Cortez, 9 anos, foi difícil escolher o melhor momento da viagem. Ele acompanhou os colegas que jogaram capoeira no balanço do trem e ao som do pandeiro do professor Anderson Marques, do Centro Social Divina Providência. O morro em forma de cachorro e o Véu de Noiva, uma cachoeira que brota do meio da floresta, na Serra do Mar, também foram lembrados pelo garoto. Contar o número de vagões de cargas estacionados ao longo da estrada de ferro também foi outra distração dos pequenos.

Os 13 túneis do trajeto entusiasmaram a maioria e foram o ponto alto do passeio. A escuridão dos vagões durante a travessia era recebida com muitos gritos. Todos admitiram o medo, mas estavam na expectativa pela volta. "Nós vamos passar por lá de novo, né?", perguntavam. Na opinião de Andrei, os túneis só perderam para a presença do Papai Noel. Em Morretes, a programação incluía almoço, peça de teatro e um city tour pela cidade histórica. Na volta, as crianças receberam presentes das mãos do Papai Noel depois de cantarem Noite Feliz.

As crianças ganharam o CD Brincando e Aprendendo com a Boneca Xiquita, personagem que animou a viagem da meninada nos vagões. As músicas entoadas pela boneca foram desde o estilo gospel até o atual rebolation, conforme o pedido do público.

Em seus nove anos, o projeto já beneficiou cerca de 2,5 mil crianças. Para o diretor comercial da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, o evento é um exercício de solidariedade. "Já é uma tradição e também uma oportunidade que temos de aproximar crianças carentes, mostrando as belezas da região e proporcionando um dia singular", disse.

Serviço:

Informações sobre horários e valores da viagem de trem podem ser obtidos no site www.serraverdeexpress.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]