• Carregando...

Em junho de 2007, todas as cidades do país devem estar de acordo com o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O prazo inicial era 2006, mas foi prorrogado, porque, em 2004, foram feitas algumas modificações na primeira versão da lei. Em Curitiba, a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) está promovendo um curso especial de reciclagem para todos os seus agentes de trânsito.

A primeira turma teve início na semana passada e é composta por 20 supervisores de agentes. O curso tem duração de 40 horas. "Por causa das modificações, há necessidade de revisão nas normas, especialmente as de sinalização", explica a gerente de Orientação e Educação no Trânsito da Diretran, Jaqueline Canto.

"Os agentes precisam estar atualizados, na teoria e na prática, por isso estamos desenvolvendo o curso", completa a gerente, lembrando que todos os profissionais já passaram por treinamentos e estão aptos ao trabalho.

Mudanças

Sinais sonoros, gestos, direção defensiva, comunicação, procedimentos de EstaR e acidentes de trânsito fazem parte dos conteúdos revistos. Dentre as mudanças impostas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estão: as cores nos dispositivos de uso temporário, como cones, barreiras e tambores – que deverão ser pintados de branco e laranja; placas de sinalização turística, que deverão ter a cor marrom; as placas de EstaR, que terão seu fundo alterado de verde e laranja para branco; semáforos em alerta (piscando a luz amarela) significarão preferência de quem vem da direita; faixas que delimitam o estacionamento permitido deverão ser todas brancas, entre outras novidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]