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Os diretores de cursinho consideraram bem elaborada a prova da primeira fase do vestibular-2006 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), aplicada no último domingo. Na avaliação deles, o conteúdo desse ano foi mais amplo e melhor contextualizado. Dessa forma, apontam, os alunos que realmente estudaram foram bem.

Para o diretor do pré-vestibular Positivo, Renato Ribas Vaz, a exigência maior tornou o concurso mais justo aos candidatos dedicados. Na do ano passado, considera Vaz, as questões eram mais fáceis, o que permitia que um aluno que não estudou adequadamente pudesse se igualar ao que se preparou melhor. "Se a Federal perpetuasse o estilo de prova do ano passado o aluno se perguntaria ‘por que vou estudar, se a prova não exige’", comenta.

O diretor do Expoente, Renaldo Franque, acredita que a exigência da UFPR nesse ano acentuou o estímulo não apenas do raciocínio dos candidatos, como também cobrou conhecimentos gerais sobre o que ocorre no Brasil e no mundo. "A prova deixou de ter um caráter ‘decoreba’ e passou para um estilo interdisciplinar" argumenta.

Pedro Adriano Brandalize, diretor do curso Acesso, concorda que o fato da prova estar um pouco mais difícil foi benéfica aos alunos dedicados. Ele cita a prova de Matemática, na visão dele, mais sisuda do que a do vestibular de 2005. "A prova exigia mais interpretação do aluno por serem mais trabalhosas. No ano passado as questões eram imediatas", compara.

Para a segunda fase do vestibular da UFPR, os professores recomendam que os candidatos mantenham o ritmo de estudos. O diretor do curso Unificado, Jacir Venturi, pede atenção redobrada no estudo de Português e Redação. Tudo porque todos os aprovados para a segunda fase serão submetidos à prova dessas duas disciplinas no dia 11 de dezembro. No dia 12, a prova será apenas para os candidatos que escolheram um dos 28 cursos cujo conteúdo exige conhecimentos específicos.

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