• Carregando...

Em uma tentativa de evitar uma greve de ônibus em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a prefeitura local anunciou que os micro-ônibus da cidade passarão a aceitar apenas cartões como forma de pagamento. O Sindimoc havia anunciado paralisação do sistema para a próxima terça-feira (9), devido ao descumprimento da lei que impede o motorista de cobrar a tarifa. Diante da mudança no pagamento, entidade afirma que irá reavaliar o novo cenário do transporte local.

Com a decisão, as operadoras do transporte em São José dos Pinhais informaram que a Vem São José, empresa responsável pela bilhetagem local, ampliará de oito para 20 a quantidade de postos de recarga do cartão. A medida será adotada nos próximos 15 dias.

Desde o dia 27 de maio, equipes da Vem São José estão circulando nos ônibus e pontos de embarque do município para cadastrar passageiros interessados em obter o cartão. Eles também estão vendendo créditos. A medida será mantida por tempo ainda não informado para que os passageiros se adaptem ao novo sistema.

Ao todo, segundo o Sindimoc, cerca de 80 veículos de São José dos Pinhais circulavam apenas com motorista. A lei que veda a dupla função foi promulgada no ano passado e vinha sendo descumprida desde 21 de fevereiro, quando se esgotou o prazo de adaptação. No último dia 26, motoristas e cobradores do município iniciaram uma série de protestos que culminaram em uma greve no início da manhã do dia 28.

“A principio não haverá [greve]. Mas vamos analisar as próximas semanas para depois tomar outra postura. Temos informações de que 50 micro-ônibus foram trocados por veículos mais antigos, que comportam o cobrador. Essa decisão [de não aceitar dinheiro no micro-ônibus] pode ser uma manobra”, disse Anderson Teixeira, presidente do Sindimoc.

A decisão de não adaptar os micro-ônibus para receber os cobradores, segundo os operadores do sistema, foi tomada em conjunto com a prefeitura de São José dos Pinhais. Estudo do Setransp mostrou que a adaptação de 30 veículos traria um impacto de 4% na tarifa. Em todos os ônibus de São José dos Pinhais, o passageiro que paga a tarifa com cartão-transporte tem desconto de R$ 0,55. A tarifa em dinheiro sai por R$ 3,50.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]