• Carregando...

Co-responsáveis pela aprovação da lei que transformou o Cefet/PR em universidade tecnológica, o senador Osmar Dias (PDT) e o deputado federal Irineu Colombo (PT) comentaram a medida que cria a primeira instituição desse tipo no Brasil. "É uma conquista do Paraná, que sempre foi muito prejudicado na questão do ensino superior", considera o senador, cujo pedido de urgência foi decisivo à aprovação do projeto ainda neste semestre. "O Paraná investiu, criou suas universidades estaduais e as mantém, enquanto outros estados não fizeram isso e sempre levaram vantagem na distribuição das verbas federais".

Para Osmar, além de corrigir essa injustiça, a criação da UFTPR vai oferecer condições de acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade a pessoas que antes não tinham essa oportunidade. "A grande vantagem é que a UTFPR já nasce com uma forte presença no interior, o que proporciona aos estudantes de todas as regiões a opção de estudar numa universidade federal, de altíssima qualidade, com cursos aplicados à realidade de cada região".

O deputado Irineu Colombo, que ajudou a protocolar o pedido que deu origem ao projeto no Ministério da Educação, falou dos benefícios que a instituição terá com a mudança. "O Cefet será visto com outros olhos pela comunidade internacional e também passará a gozar de plena autonomia administrativa e didático-pedagógica", observa. "Outra vantagem virá no plano financeiro. O Cefet será incluído no bolo das universidades, que é maior."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]