• Carregando...

Movimento grande nos hotéis

Os hotéis de Curitiba estão praticamente lotados para este fim de semana. A cidade vai sediar dois eventos nas áreas de Beleza e Design, além da convenção de uma empresa de supermercados e da Parada da Diversidade. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Paraná, existem 18 mil vagas disponíveis em Curitiba e região metropolitana, mas a dificuldade em encontrar hotéis com quartos vagos ocorre principalmente nas regiões centrais da capital, nos locais mais próximos de onde vão ocorrer os eventos. Em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV, a gerente de hotel Lilian Gusso disse que o movimento previsto para o fim de semana é bem acima do normal.

Acontece neste domingo (19), em Curitiba, a Parada da Diversidade, promovida pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (Appad), em parceria com a Aliança Paranaense pela Cidadania LGBT. Cerca de 120 mil pessoas são esperadas no evento que vai provocar alterações no trânsito e colabora para o grande movimento nos hotéis da cidade.

O tema em debate, em 2010, é "Vote contra a homofobia. Defenda a Cidadania", que faz uma referência às eleições de outubro. A concentração dos participantes acontece às 11h na Praça 19 de Dezembro, entre as ruas Barão do Serro Azul e Riachuelo. Às 15h, a marcha seguirá até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. Os bloqueios nas vias próximas ao local do evento serão realizados pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) desde a chegada dos participantes até por volta das 22h.

Bloqueios

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) informa que veículos procedentes das ruas Riachuelo, Presidente Faria e Avenida João Gualberto, a partir da praça 19 de Dezembro, vão retornar ao Centro pelas ruas Inácio Lustosa, Mateus Leme e Treze de Maio. Quem chegar pelas ruas Barão de Antonina e Doutor Roberto Barrozo, também terá que utilizar a Rua Mateus Leme.

Na Rua Heitor Stockler de França, o desvio será feito pela pista lateral da Avenida Cândido de Abreu e as ruas Comendador Fontana e Marechal Hermes. Para os carros vindos da Rua Campos Sales, a saída será utilizar a Rua Mauá ou a Avenida João Gualberto. Quem seguir pela Rua Deputado Mário de Barros não poderá chegar ao Centro Cívico. A solução, neste caso, é seguir em frente para o bairro Ahú, na Rua Marechal Hermes.

Os caminhões que participam da Parada serão obrigado a fazer o contorno pelas ruas Ernani Santiago de Oliveira e Prefeito Rosaldo Mello Leitão, passando em frente ao Palácio Iguaçu e parando em um dos lados da praça, perto da Rua Professor Benedito Nicolau dos Santos.

Ônibus

Alguns trajetos e itinerários das linhas de ônibus que cortam a capital também vão sofrer alterações durante a realização da Parada da Diversidade. Confira abaixo as mudanças anunciadas pela Urbs;

- Linha Turismo – bloqueio das 16h30 às 23h - a partir da Rua Presidente Faria, os ônibus que transportam turistas e visitantes desviam usando a canaleta do ônibus expresso na Rua Presidente Faria e Avenida João Gualberto. Deixam a canaleta e seguem pelas ruas Mauá, Nicolau Maeder e Augusto Severo, voltando ao itinerário normal a partir do encontro com a Rua Marechal Hermes. - Interbairros I (sentido horário) – bloqueio das 16h30 às 23h – a partir das ruas Tapajós e Calos Pioli, seguem pela Rua Deputado de Barros em linha reta, por causa da interdição, deixando de rodar pelo quadrilátero formado pelas ruas Conselheiro Raul Viana, Jacy de Campos, Santiago de Oliveira e Prefeito Rozaldo de Mello Leitão. - Interbairos I (sentido anti-horário) – bloqueio das 16h30 às 23h – procedente das ruas Manoel Eufrásio e Marechal Hermes, desvia à direita pela Rua Deputado Mário de Barros e retoma o trajeto normal a partir do cruzamento dessa rua com a Rua Conselheiro Raul Viana. - Linha Direta Inter 2 (sentido anti-horário) – bloqueio das 16h30 às 22h – ônibus oriundos da Rua Campos Sales fazem o desvio seguindo em frente, a partir do cruzamento com a Rua Augusto Severo, e circulam pela Rua Lysímaco Ferreira da Costa, Avenida Cândido de Abreu (com parada na estação-tubo Prefeitura) e Rua João XXIII, voltando ao trajeto normal na Rua Lysímaco Ferreira da Costa. - Água Verde/Abranches, Vila Suíça, Abranches, Mateus Leme, Jardim Chaparral – bloqueio das 10h às 15h – no sentido Abranches/Centro, desvio pelas ruas Mateus Leme e Treze de Maio, voltando à Rua Barão do Serro Azul. - Estribo Ahú, Laranjeiras, Fernando de Noronha, Paineiras, Santa Gema, Nossa Senhora de Nazaré, Juvevê/Água Verde – bloqueio das 10h às 15h – em direção ao Centro, em virtude da interdição da Avenida Cândido de Abreu, a partir da Rua Lysímaco Ferreira da Costa, desvio pelas ruas Mateus Leme e Treze de Maio.

- Linha Direta Boqueirão/Centro Cívico – bloqueio das 16h30 às 23h – a partir do ponto de partida em frente ao Museu Oscar Niemeyer, na Rua Marechal Hermes, desfio pelas ruas Deputado Mário de Barros, Conselheiro Raul Viana, Jacy de Campos e Ernani Santiago de Oliveira, retomando o caminho normal pela Avenida Cândido de Abreu. - Linha Direta Colombo/CIC – bloqueio das 10h às 15h – no sentido CIC, os ônibus vindos pela Avenida Cândido de breu desviam pelas ruas Senador Xavier da Silva, Mateus Leme e Treze de Maio. - Barreirinha – bloqueio das 10h às 15h – no sentido bairro/Centro, a partir do cruzamento da Rua Lysímaco Ferreira da Costa e Avenida Cândido de Abreu, desvio pelas ruas Lysímaco da Costa, Mateus Leme e Treze de Maio. - Linha Direta Aeroporto – bloqueio das 16h30 às 23h – os ligeirinhos procedentes do Aeroporto têm linha seccionada, vindos pela Rua Mariano Torres, na altura do Largo Bittencourt, que fica em frente ao Círculo Militar, e onde estão os tubos para desembarque e embarque para retorno. Linhas Metropolitanas:

- Curitiba/Tamandaré – bloqueio das 10h às 15h – vindos de Almirante Tamandaré, os coletivos desviam, na altura da Prefeitura, no Centro Cívico, pelas ruas Lysímaco Ferreira da Costa, Mateus Leme e Treze de Maio. - Curitiba/Tanguá, Curitiba/Vila Marta – bloqueio das 10h às 15h – enquanto vigora a interdição, os ônibus das duas linhas não mudam de ponto final em frente ao shopping, na pista lateral da Avenida Cândido de Abreu. Mas a vinda ao Centro será feita pelas ruas Desembargador Benvindo Valente, Barão de Antonina, Avenida João Gualberto, Praça Dezenove de Dezembro e pista lateral da Avenida.O retorno, a partir do ponto inicial, ocorre com contorno pela Rua Barão de Antonina, Avenida João Gualberto e Rua Inácio Lustosa, seguindo pelo itinerário normal a partir da Rua Trajano Reis. - Marechal Hermes/Santa Efigênia, Ahú/Los Angeles – a linha terá percursos diferentes em dois horários de bloqueios diferentes – das 10h às 15h, no sentido Centro, vindos pela Avenida Cândido de Abreu, desviam pelas ruas Xavier da Silva, Mateus Leme e Treze de Maio. Já das 16h30 às 23h, também em direção ao Centro, a partir da Rua Marechal Hermes, desvio pelas ruas Deputado Mário de Barros e Ernani Santiago de Oliveira, seguindo pela Avenida Cândido de Abreu. - Linha Direta Fazendinha/Tamandaré – bloqueio das 16h30 às 23h – em direção à Fazendinha, a partir da Rua Marechal Hermes, desvio pelas ruas Deputado Mário de Barros, Conselheiro Raul Viana, Jacy Campos e Ernani Santiago de Oliveira, retomando o caminho normal pela Avenida Cândido de Abreu.

- Curitiba/Maracanã, Curitiba/Guaraituba, Curitiba/Capela do Atuba, Curitiba/Roça Grande, Curitiba/Conjunto Atuba (via Bacacheri), Curitiba/Vila Palmital, Curitiba/Timbú, Curitiba/Quatro Barras (via Graciosa e também a linha via BR-116), Curitiba/Campina Grande do Sul e Curitiba/Eugênia Maria – bloqueio das 14h às 17h – as linhas partem do Terminal Guadalupe. Na volta ao Centro, a partir da Rua Campos Sales, desvio pela Rua Mauá e pela canaleta da Avenida João Gualberto, voltando ao roteiro normal na Rua Luiz Leão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]