• Carregando...

Atualizado em 30/05/2006 às 19h27

Os motoristas de táxis e vans paraguaios estão dificultando a passagem na Ponte da Amizade no sentido de Cidade do Leste para Foz do Iguaçu. Eles estão atrapalhando o tráfego em uma das pistas, principalmente a passagem de carros paraguaios, que estariam trazendo mercadorias para o Brasil desde a manhã desta terça-feira. Apenas a passagem de carros particulares e pedestres está sendo liberada. No lado brasileiro da fronteira a situação está normal segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os manifestantes estão reunidos para decidir os rumos do protesto na quarta-feira. Líderes dos taxistas se reuniram na tarde desta terça-feira com o prefeito de Cidade do Leste, Javier Zacarias Irun, e com o ministro do Interior do Paraguai, Rogério Benitez. Foi definido no encontro que será iniciada uma fiscalização dos brasileiros que trabalham nas lojas de Cidade do Leste. Segundo a reportagem da Gazeta do Povo, não foi divulgado quando começa esta operação.

Mototaxistas brasileiros estão com medo de atravessar a ponte. Os motoristas paraguaios teriam ameaçado apreender seus veículos caso tentassem transportar mercadorias. A segurança foi reforçada no lado paraguaio da ponte. A presença da Polícia Nacional é o que impede o fechamento do tráfego pelos motoristas.

Os taxistas paraguaios reclamam da apreensão de veículos, que cruzam todos os dias a fronteira transportando passageiros. Seriam pelo menos cem retidos em Foz do Iguaçu pelos fiscais. Segundo a Receita Federal, nos primeiros quatro meses deste ano já foram apreendidos cerca de 580 veículos entre kombis, vans e táxis.

Nesta segunda-feira, a Tropa de Choque da polícia paraguaia, com ajuda de caminhões hidrantes, reprimiu um novo protesto dos taxistas paraguaios, que tentavam fechar a Ponte da Amizade. A primeira manifestação aconteceu na sexta-feira (26) e reuniu cerca de mil manifestantes.

As filas também aumentaram na Ponte da Amizade devido à grave da Receita Federal. Confira as imagens em vídeo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]