• Carregando...
Médicos chegaram no sábado e se encaminham na segunda-feira (16) às cidades em que vão atuar | Ministério da Saúde
Médicos chegaram no sábado e se encaminham na segunda-feira (16) às cidades em que vão atuar| Foto: Ministério da Saúde

Municípios contemplados

Almirante Tamandaré - 1Arapongas - 3Araucaria - 2Cambé - 1Campo Largo - 1Capanema - 1Colombo - 2Contenda - 1Curitiba - 3Guaíra - 3Guarapuava - 1Iguaraçu - 1Londrina - 1Mandaguari - 1Marialva - 1Pinhais - 3Piraquara - 1São Miguel do Iguaçu - 2Sarandi - 1

Os 30 médicos estrangeiros e formados no exterior que irão participar do programa Mais Médicos, do governo federal, chegam a Curitiba neste final de semana. Pela manhã de sábado (14), 25 profissionais desembarcaram na cidade. Os outros cinco profissionais chegam até o domingo.

Ao todo, 19 municípios serão atendidos por esses profissionais. A partir de segunda-feira (16), eles passarão por uma semana de acolhimento, conhecendo a estrutura dos serviços públicos de saúde do estado e as características específicas da população que irão atender. Esse curso será de responsabilidade do Conselho Regional das Secretarias Municipais de Saúde.

A partir do dia 22, cada profissional segue para o local onde vai atuar. Arapongas, Curitiba, Guaíra e Pinhais são as cidades que receberão o maior número de médicos. Serão três profissionais para cada um desses municípios. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, foram os médicos que escolheram em quais cidades vão prestar serviço.

Os profissionais chegaram ao Brasil no último final de semana de agosto e passaram por três semanas de avaliação em oito capitais do país até a última sexta-feira (13).

Além de definir quais profissionais já estão aptos para atender a população, sob supervisão de instituições de ensino e tutoria de médicos brasileiros, a avaliação serviu como linha de base para melhorar o desempenho no curso de especialização em Atenção Básica que ocorrerá ao longo dos três anos de participação do profissional no programa Mais Médicos.

Dentre as autoridades que recepcionaram s profissionais estrangeiros estavam o secretário de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda, a vice-prefeita da capital, Miriam Gonçalves (PT), o diretor 2ª Regional de Saúde Metropolitana, José Carlos Abreu, e o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mozart Salles.

Nacionalidades

Conforme o Ministério da Saúde já havia anunciado anteriormente, não há, por enquanto, profissionais cubanos entre os médicos destinados do estado. Entre os que chegam neste final de semana há portugueses, espanhóis, argentinos e italianos, ainda sem o número exato de quantos são de cada nacionalidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]