A partir desta segunda-feira (1º) e até o próximo domingo (7), a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade promove uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico, que será utilizado para oficinas de robótica. A campanha acontece em meio ao Paraná em Ação, uma feira de serviços gratuitos que acontece na Praça Nossa Senhora de Salete, das 9h às 17h.
"Como o Paraná é pioneiro na lei de lixo eletrônico, que esta sendo regulamentada pela Secretaria de Meio Ambiente traremos um projeto de robótica feito com sucata", explicou à Agência Estadual de Notícias Marcírio Machado, coordenador geral do Paraná em Ação e chefe de gabinete da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade.
Podem ser doados computadores, mouses, CDs, DVDs, telefones fixos e celulares, carregadores, fitas de vídeo e aparelhos de videogames, além de eletroeletrônicos. O material arrecadado também será usado para construção do robô Dom Pedro em homenagem a Semana da Pátria.
O engenheiro civil Maurício Beltrão Fraletti é o responsável pelo projeto Robótica Sem Mistério Um Desafio para Futuros Campeões, desenvolvido atualmente no campus Litoral da Universidade Federal do Paraná e voltado para estudantes e comunidade.
"É um projeto muito complexo, que basicamente mostra que nem tudo que é velho é lixo. Se você despertar sua criatividade e ser persistente poderá realizar, a partir do lixo, um projeto ou protótipo de um projeto para concretiza a idéia. E ainda fazer arte e ciência com preocupação com o meio ambiente" disse.
Paraná em Ação
De acordo com Machado, o evento tem como objetivo integrar a sociedade, e desenvolver cidadania, empreendedorismo e empregabilidade. Dentre os serviços oferecidos estão confecção de documentos, casamentos coletivos, serviços judiciários, recreação cultural e esportiva, estética e exames de saúde.
Além das oficinas, haverá prestação de serviço, atividades recreativas, e novidades, como passeio virtual para conhecer o funcionamento da Itaipu, show de física organizado pela Petrobras.
-
Fracasso de leilão evidencia velhos problemas do trilionário e repaginado PAC de Lula
-
Chegada de grandes empresas e acesso fácil estimularam salto na população de Barra Velha
-
Quais as derrotas que o Congresso pode impor ao governo Lula até o fim do ano. Ouça no 15 Minutos
-
Formação em Direito e dispensa do cargo de secretário: nova Lei Orgânica da PM divide opiniões
Arritmia, toxoplasmose e até uso de sonda: doenças graves dos presos do 8/1
Alunos no Brasil regridem em desempenho do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Presos questionam versão oficial sobre morte de Cleriston e denunciam abandono e maus-tratos
5 abusos do STF no caso do empresário morto em prisão preventiva pelo 8/1