• Carregando...

O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de Verão 2006/2007 aponta que 21% dos locais monitorados no litoral do Paraná estão imprórios para banho. Dos 38 pontos freqüentados por um grande fluxo de pessoas, localizados em 23 praias do estado, oito devem ser evitados. O boletim foi divulgado nesta sexta-feira (22) pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Os pontos impróprios estão na praia de Encantadas, em Paranaguá; no Balneário Olho D´Água, em Pontal do Paraná; no Balneário Flamingo e na Praia Central, em Matinhos; na Praia Mansa, em Caiobá; e na Praianha, Caieiras e Barra do Saí, em Guaratuba. A quantidade de pontos impróprios equivale a 4,8 quilômetros dos 96 que compõem a orla paranaense. O monitoramento foi realizado entre os dias 19 de novembro e 17 de dezembro.

"O baixo fluxo de pessoas no litoral durante o período de coletas contribuiu para o resultado. As chuvas, ligações clandestinas de esgoto e aumento no número de pessoas no litoral influenciam diretamente na qualidade da água das praias", avalia o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Perigos

O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças como gastrenterite, infecções nos olhos, ouvidos e garganta, e doenças de pele. Doenças mais graves também podem ser transmitidas através da água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.

Periodicidade

Durante a temporada, o boletim de balneabilidade será divulgado toda semana, totalizando 16. Os resultados das análises serão divulgados todas as quintas-feiras até o dia 25 de fevereiro. Os boletins também podem ser conferidos nos sites www.pr.gov.br/meioambiente ou www.pr.gov.br/iap.

Veja mais notícias sobre o Verão

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]