• Carregando...

O estoque estadual da vacina BCG – que protege da tuberculose e deve ser administrada nos primeiros dias de vida da criança – está zerado. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Paraná, os municípios estão abastecidos, mas só há doses suficientes por mais 15 ou 20 dias. Se até abril o Ministério da Saúde não enviar mais doses da vacina, irá faltar. Desde dezembro, o estado não recebe a BCG.

Paraná inicia campanha contra a tuberculose nesta terça-feira

O Paraná registra em média 2,5 mil casos novos de tuberculose todos os anos. Deste número, 75% das pessoas são curadas após o tratamento, mas este índice ainda está longe da recomendação da OMS.

Leia a matéria completa

Em Curitiba, os postos de saúde estão agendando um dia da semana para aplicar a vacina. A medida, que segue a orientação do ministério, ajuda a otimizar as vacinas disponíveis. Isso porque em cada ampola há mais de uma dose de BCG, mas o material tem validade de seis horas depois de aberto.

Quem procura a Tetraviral (que protege da catapora, sarampo, caxumba e rubéola) nos postos de saúde de Curitiba também corre o risco de não encontrar a vacina. O estoque está baixo na capital e no estado. Na última sexta-feira (20), o Paraná recebeu 15 mil doses da vacina, mas o esperado eram 45 mil. O estoque estadual da Hib (que protege da Haemophilus influenzae tipo b) está zerado. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do estado, as unidades de saúde estão sendo orientadas a anotar o contato de pais que não conseguirem vacinar a criança para agendar um retorno.

Em todo o país, pelo menos outros seis estados também estão sofrendo com a falta de vacinas ou com os estoques baixos, principalmente da BCG. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o laboratório Fundação Athaulfo de Paiva (FAP), que produz a vacina BCG no Brasil, teve problemas com o processo produtivo em dezembro e a distribuição teve de ser readequada. Situação semelhante também ocorreu com laboratório Biomanginhos/Fiocruz, que produz a Tetraviral e a HIB.

Normalidade

Ainda de acordo com o ministério, a regularização dos estoques de BCG começou na última semana, quando foram enviadas 180 mil doses para todo o país. No dia 31 de março, serão liberadas mais 522 mil doses, e no dia 02 de abril, 410 mil.

A situação da Tetraviral e da HIB também deve estar normalizada em breve.Segundo nota enviada pela assessoria da pasta, serão distribuídas aos estados 300 mil doses da Tetraviral e 70 mil doses da HIB até o fim de março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]