• Carregando...

Começa nesta terça-feira (24), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma campanha educativa para ampliar a taxa de cura da doença no Paraná. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a ação irá chamar a atenção para o principal sintoma de alerta da tuberculose: a tosse por três semanas ou mais e também que o diagnóstico tardio pode levar à morte. Cerca de 300 pessoas morrem em decorrência da doença por ano no estado, de acordo com a Sesa.

O Paraná registra em média 2,5 mil casos novos de tuberculose todos os anos. Deste número, 75% das pessoas são curadas após o tratamento, mas este índice ainda está longe do ideal. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a taxa de cura chegue a no mínimo 85% do total de casos novos registrados.

O diagnóstico da tuberculose é feito por meio de exames (baciloscopia e cultura para BAAR) disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde. Por isso, se a pessoa apresentar tosse por 21 dias ou mais, a orientação é que ela procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e alerte a equipe sobre o sintoma. Depois de 15 dias tomando o medicamento corretamente a pessoa infectada não transmite mais a tuberculose.

Dados da Secretaria estadual da Saúde apontam que 8% dos pacientes do Paraná ainda deixam de tomar os medicamentos durante o tratamento. A meta é fazer com que este índice fique pelo menos abaixo de 5%.

Sintomas e transmissão

Na maioria dos casos, a tuberculose é transmitida por vias aéreas. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contaminadas expelidas pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa doente. A prevenção se dá pela manutenção dos ambientes sempre arejados, com boa ventilação, além do tratamento adequado da pessoa com tuberculose. Os principais sintomas são febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.

A campanha contará com peças em diferentes formatos, como cartaz, leque, marcador de página e postagens para redes sociais, a campanha chama a atenção para o principal sintoma de alerta da tuberculose: a tosse por três semanas ou mais. O evento que dará início à campanha será às 14 horas desta terça no Hospital da Lapa São Sebastião - Rodovia BR 476 - Km 194 - Colônia Virmond.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]