• Carregando...

No próximo ano letivo, passam a ser utilizados nas salas de aula das escolas públicas estaduais do Paraná os 5,4 milhões de exemplares de livros didáticos produzidos por 60 professores da rede pública de ensino. O lançamento oficial do projeto "Livro Didático Público" foi feito ontem, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, além do governador do Paraná, Roberto Requião e outras autoridades.

Os exemplares foram distribuídos a 437 mil estudantes em setembro deste ano. Cada aluno recebeu livros de 12 disciplinas, com conteúdo que será ministrado durante os três anos do ensino médio. Além de ter sido elaborado por professores da rede pública, a produção dos volumes contou com a consultoria de 14 docentes de instituições de ensino superior.

Na opinião de Haddad, este tipo de parceria entre universidades e a educação pública básica deve ser resgatado no Brasil, e é um caminho que traz esperança para a transformação da educação. "Temos de promover a aproximação do ensino superior com a educação básica. A universidade ficou muito distante da escola pública, e uma das razões para a baixa qualidade do ensino é justamente esse afastamento", afirma.

Para o professor de Geografia André Aparecido Alfiem, que ministra aulas no Colégio Estadual Vinícius de Morais, em Campo Mourão, a principal diferença dos livros públicos é percebida nas salas de aula. "Os alunos têm um olhar diferente para o professor, que também é autor. Também fica mais prático trabalhar o tema que foi escrito por mim mesmo", diz. Alfiem é autor de três capítulos do livro de Geografia, que abordam indústria e organização do espaço; a agricultura e a questão da fome e geopolítica; globalização e blocos econômicos.

Os docentes que participaram da produção do conteúdo dos livros passaram por uma seleção, realizada em 2005, e ficaram seis meses afastados das salas de aula, com dedicação exclusiva. Os exemplares estão disponíveis na internet para consulta de qualquer pessoa, no site www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]