i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Enade

Paraná teve maior índice de participação

  • 15/11/2007 19:59

O Paraná teve o maior índice de participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado no último domingo em todo o país. Compareceram aos locais de prova no estado 88% dos 18.804 alunos de ensino superior selecionados. Apenas 2.192 faltaram – um índice de abstenção de 12%. Nacionalmente, o teste registrou 37.316 faltosos, 15,5% dos cerca de 250 mil selecionados. Os números por estado foram divulgados na última terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Já o Sul foi a região brasileira com maior participação, também com 88%. No extremo oposto, o Norte foi onde ocorreu o maior número de faltas: 20% dos estudantes não compareceram. O estado do Amapá teve a maior abstenção do país, com 28%.

A participação no Enade é obrigatória e requisito para a obtenção do diploma de graduação. Os estudantes que não realizaram a prova devem justificar a falta.

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, os procedimentos para fazer a justificativa ainda estão sendo elaborados e devem ser divulgados em breve no site do instituto. No entanto, até ontem não havia data prevista.

Medicina foi o curso que teve a menor proporção de ausentes no exame em todo o país, com 5,7%. Em segundo lugar aparece Odontologia, com 9,9%, seguido por Medicina Veterinária, com 12,2%. Por outro lado, os estudantes de Tecnologia em Agroindústria registraram a mais alta taxa de abstenção, com 27,1%, seguidos pelos de Educação Física, com 21,9%. Segundo o Inep, o índice de abstenção é normal. Em 2006, 17% dos alunos selecionados também não compareceram aos locais de prova.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.