• Carregando...

Curitiba – O laudo sobre o estado de saúde do deputado federal José Janene (PP-PR), produzido por uma junta médica da Câmara dos Deputados, aponta que o parlamentar sofre de cardiomiopatia dilatada, doença também conhecida como "coração de boi", e que ele não pode ser submetido a esforços físicos e a estresse.

O documento foi solicitado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara a uma junta médica e chegou às mãos do deputado Ricardo Izar (PTB-SP), presidente do Conselho, no dia 7 de fevereiro. A cardiomiopatia dilatada leva à morte das células do coração e o órgão perde a capacidade de bombear sangue.

Com isso, as paredes do coração ficam mais finas e o tamanho do órgão aumenta (daí o nome "coração de boi"). Em casos avançados, o sangue escapa dos vasos sangüíneos e se acumula no abdômen. Os médicos de Janene diagnosticaram a doença há dez anos e ele possui um marca-passo desfribilador no peito. Em 28 de outubro do ano passado (quando o processo contra o deputado já corria no Conselho de Ética), Janene foi submetido a uma cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, para o implante de células-tronco no coração. A esperança dos médicos é que as células-tronco se transformem em células do coração. Nenhum médico do Departamento Médico da Câmara dos Deputados quis comentar o laudo. (JML)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]