O paraquedista Maiko Miaki, o Japa, de 29 anos, faleceu no começo da tarde deste domingo (22) após bater violentamente no solo durante uma aterrissagem no Aeroporto 14 Bis, distrito rural da Warta, região norte de Londrina.

CARREGANDO :)

Miaki era instrutor em Cascavel e desde o sábado realizava com amigos uma série de saltos em Londrina. Especialista na modalidade swoop – salto radical em que o pouso se dá em alta velocidade, exigindo uma performance infalível dos praticantes - Miaki era considerado um paraquedista experiente. Era mestre em duas modalidades – uma delas, o salto duplo.

Segundo Laércio Gomes, instrutor há 15 anos e que estava no grupo, Miaki incorreu em um "erro de percepção na aproximação com o solo". O salto swoop é considerado uma evolução dos saltos convencionais. Nele, o paraquedista faz um giro a 300 metros de altura para ganhar velocidade e fazer um rasante sobre o solo. "Ele cometeu um erro de um metro. O suficiente para custar a vida dele. Estamos todos muito comovidos", lamentou o colega instrutor, frisando que não houve problemas com nenhum dos equipamentos de salto. No último campeonato brasileiro, no mês passado em Paranaguá, Miaki foi vice-campeão. O corpo do paraquedista foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) antes de ser liberado para a família e seguir para Cascavel.

Publicidade
Veja também
  • Pelo menos cinco pessoas morrem em acidentes no Noroeste do Paraná