Os motoristas e pedestres que transitam na Vila Torres circulam com atenção redobrada. Nas ruas, veículos disputam espaço com pedestres e, algumas vezes, com animais e objetos, como sacos de lixo. Reclamação da comunidade desde os anos 60, o estado precário das calçadas do bairro se agrava a cada dia.

CARREGANDO :)

O comerciante Haroldo Barbosa dos Santos afirma que o problema já foi encaminhado à prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo. Entretanto, até agora nada foi feito. "Eles dizem que não há dinheiro e que a prioridade é consertar as calçadas da área central. Mas nós pagamos IPTU da mesma forma e esperamos por calçadas há 40 anos", critica.

Em resposta, o administrador-regional da Matriz da prefeitura de Curitiba, responsável pelo bairro, Omar Akel, informa que o prefeito Beto Richa sancionou um decreto no último dia 30 para instituir um sistema de parceria para a construção de calçadas. De acordo com a legislação municipal, a responsabilidade pela execução e manutenção das calçadas na cidade é do proprietário do terreno.

Publicidade

Entretanto, para auxiliar a população de baixa renda, a prefeitura fará parcerias em que ela entra com o material e os proprietários com a mão-de-obra. "Até o fim do mês a prefeitura vai conversar com a população para avaliar como será a parceria. Nesse caso, o próprio morador pode ser a mão-de-obra, não gerando gasto algum", promete Akel. (MXV)

Veja também
  • Policiamento em vila de Curitiba melhora, mas ainda é insuficiente