• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo

A quarta e última edição de 2016 do projeto E-lixo ocorre neste sábado (19) no estacionamento do Parque Barigui, das 9h às 17h. Esse programa recolhe lixo eletrônico para promover os programas sociais de Curitiba. Todo material será destinado à Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), em Campo Magro, administrada pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.

Serão recebidos objetos como computadores, monitores, telefones celulares, baterias, câmeras fotográficas, rádios, geladeiras, fogões e micro-ondas. A triagem e a destinação dos equipamentos para empresas especializadas são feitas na usina e o lucro obtido com a venda das sucatas é revertido aos projetos tocados pelo IPCC, como Parceria Nota 10 (voltado para a área de educação), Curitibaninhos (que atende recém-nascidos) e Jogo Limpo (de incentivo ao esporte).

O E-lixo é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná (Sescap-PR), Prefeitura de Curitiba e tem o apoio do Instituto Pró-Cidadania. Desde 2014, foram realizados oito eventos para recolhimento de lixo eletrônico. No total, foram coletadas 77,5 toneladas de materiais.

O lixo eletrônico não pode ser descartado juntamente com o lixo comum porque os equipamentos têm produtos tóxicos, altamente poluentes. Mercúrio, chumbo, fósforo e cadimo são alguns dos elementos químicos existentes em processadores, capacitores e baterias, que podem contaminar pessoas, animais, ar, água e solo. “O objetivo do E-Lixo é justamente evitar que esses materiais caiam em terrenos baldios, aterros, mananciais. Esse trabalho evita um problema ambiental e também preserva a saúde humana”, explica João Victor Rosset, coordenador da UVR.

A unidade, em convênio com a Prefeitura de Curitiba, também é responsável por receber 50% do material reciclável recolhido– em torno de 800 toneladas por mês.

Onde entregar lixo eletrônico regularmente em Curitiba?

O serviço de coleta de lixo da Prefeitura de Curitiba oferece opção para o lixo tóxico. Os locais de atendimento poder ser encontrados aqui (http://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/lixotoxico.aspx). Alguns itens eletrônicos são encaminhados à Unidade de Valorização de Recicláveis por meio do programa Lixo que Não é Lixo, mas a orientação é de que sejam destinados apenas ao E-lixo.

Além do serviço público, há diversas empresas especializadas na coleta e reciclagem de lixo eletrônico e elétrico que atendem Curitiba e Região Metropolitana. Com um agendamento prévio, elas recolhem os materiais em domicílio e também compram equipamentos.

Reciclatech

A empresa é especializada em reciclagem de eletrônicos e coleta tanto de empresas quanto de residências. O atendimento para Curitiba e RMC tem prazo de uma semana. A empresa só compra a partir de meia tonelada de equipamentos e também fornece certificação ambiental. A Reciclatech processa em média 15 toneladas por mês.

Endereço: Marginal José de Anchieta, 740 - Vila Guarany, Colombo.

Telefone: (41) 3606-9623

Sete Ambiental

A empresa faz coleta em domicílios e também recebe doações na empresa. Os interessados também podem vender seus equipamentos na porta da empresa. A Sete Ambiental processa em média de 10 a 20 toneladas por mês.

Endereço: R. Leopoldo Fróes, 159 - Prado Velho, Curitiba.

Telefone: (41) 3085-8389

Recicla Eletrônicos

A empresa recolhe doações de todos os equipamentos eletrônicos e também de produtos da linha branca, como máquina de lavar roupa e máquina de lavar louça.

Endereço: R. Torquato Tasso, 152 - Xaxim, Curitiba.

Telefone: (41) 3089-0232

Parcs Resíduo Eletrônico

A coleta em domicílio é gratuita para até dez unidades e acontece mediante agendamento. Também é possível entregar o produto na sede da empresa.

Endereço: R. William Booth, 1681 - Boqueirão, Curitiba.

Telefone: (41) 3027-2289

Hamaya do Brasil

A empresa recebe o material em sua sede, em Fazenda Rio Grande, em qualquer quantidade. A Hamaya também compra parte do material da UVR, principalmente ligado a componentes com ouro.

Endereço: R. Manoel Claudino Barbosa, 516 - Iguaçu, Fazenda Rio Grande.

Telefone: (41) 3060-3500

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]