• Carregando...

O passaporte brasileiro passará por novas mudanças no final deste ano. Pelos planos da Polícia Federal, a partir de dezembro o documento contará, além dos atuais itens de segurança, com um chip que facilitará na identificação dos brasileiros no retorno do exterior. Segundo a assessoria da PF, a mudança acarretará no aumento do custo para confecção do documento e isso deve ser repassado ao cidadão.

Hoje, para emitir um passaporte o cidadão paga R$ 156,07. A Polícia Federal não sabe ainda quanto a mais os cidadãos vão pagar a mais pela tecnologia. O objetivo é implantar o sistema de reconhecimento pelo chip em todo país até a Copa do Mundo de 2014 e os primeiros passaportes com chip devem ser emitidos em Brasília.

Segundo a assessoria da Polícia Federal, a proposta é próprio órgão e o mesmo sistema já funciona em vários países, entre eles Alemanha e Estados Unidos.

Com o novo passaporte, por exemplo, os cidadãos brasileiros que retornarem de viagens ao exterior não terão que pegar a fila para apresentar o documento para o funcionário da imigração. O novo passaporte será reconhecido por uma máquina. Na avaliação da PF, isso deve agilizar os procedimentos de entrada no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]