• Carregando...

Aproximadamente 186 mil estudantes fizeram ontem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Paraná. Número superior ao total nacional de 1998 (152 mil), no primeiro ano de aplicação da prova. Neste ano, em todo o país, cerca de 3,7 milhões de pessoas compareceram ao exame em mais de 800 municípios brasileiros. O teste, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é de participação voluntária e visa colher informações sobre o sistema de ensino médio a partir do resultados do exame. Neste ano, o número de inscritos foi 24% maior que em 2005.

O aumento drástico foi motivado pela vinculação do Enem ao Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concede bolsas integrais para estudantes de baixa renda em universidades particulares. No primeiro semestre de 2006, 90 mil bolsas foram concedidas pelo projeto, administrado pelo Ministério da Educação.

Somente aqueles que obtiveram a nota mínima de 45 pontos no Enem podem concorrer ao benefício do ProUni. Foi o que tentou Iara Viviana Noriega, reprovada por três vezes consecutivas no vestibular da Universidade Federal do Paraná. "Ela foi fazer a prova na esperança de acabar conseguindo uma bolsa", diz sua mãe, Ivani.

De acordo com o Inep, nenhum incidente foi registrado. Os portões, previstos para fechar às 12h55, foram trancados somente às 13h15. A medida foi adotada para ajudar aqueles que tivessem dificuldades em achar o local de prova. Não foi o suficiente para Graciana Ferreira, 19 anos, que deu de cara com a porta no prédio de Ciências Sociais e Aplicadas da UFPR, em Curitiba. "Acabei seguindo longe demais. Algumas placas indicativas ajudariam", lamenta. Como previsto, o exame foi encerrado às 18 horas. O gabarito foi divulgado no site do Inep (www.inep.gov.br) pouco depois das 19 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]