• Carregando...
Por ser uma comédia de Lars von Trier, o humor é negro e mais refinado | Divulgação/IFC Films
Por ser uma comédia de Lars von Trier, o humor é negro e mais refinado| Foto: Divulgação/IFC Films

Cerca de 185 mil estudantes fizeram ontem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Paraná. Em todo o país, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas participaram do exame, aplicado em 1.301 municípios. São Paulo foi o estado com o maior número de inscritos (perto de 1 milhão), seguido por Minas Gerais (432.018) e Bahia (336.301). O estado com menor participação foi o Acre (8.260). A prova, organizada pelo Instituto de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem caráter voluntário e foi criada para avaliar o sistema de ensino no país. Neste ano, o número de inscritos foi 4,65% menor que em 2006.

Dados do Inep mostram que 70% dos participantes do Enem em 2006 pretendiam utilizar a nota da prova para entrar na faculdade. No Paraná, 58 instituições de ensino superior aproveitam o resultado do teste em seus processos de seleção. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, o desempenho no exame é considerado como critério de desempate no processo de classificação dos candidatos. Já no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), a importância atribuída à prova é maior e pode definir a disputa por uma vaga. "Quero prestar vestibular para Direito na Unicuritiba e o resultado do Enem corresponde a 30% da nota do exame", afirmou a estudante Marina Tabalipa Kalluf, 17 anos, que considerou a prova tranqüila. "Estava fácil porque caiu mais interpretação de texto. As questões de Matemática, todas de lógica, é que estavam mais difíceis", avaliou. "Fiz a prova para ver como estou nos estudos e porque ela conta pontos na primeira fase do processo seletivo da Unicamp", explicou Marco Germano Conte, 17 anos.

Se para os dois o Enem representa pontos a mais no vestibular, para os estudantes de escola pública pode significar a admissão em uma faculdade ou universidade particular. A participação no exame é o primeiro passo para quem deseja se inscrever no ProUni, programa do governo federal que concede bolsas de estudo para alunos de baixa renda. Somente quem obteve ao menos 45 pontos no Enem

(média aritmética entre as provas de redação e de conhecimentos gerais) pode se candidatar ao benefício.

As provas de ontem do Enem começaram às 13 horas e os estudantes tiveram cinco horas para responder as questões. Em Curitiba, os portões, previstos para fechar às 12h55, foram trancados apenas às 13h15. Às 20 horas, o portal do Ministério da Educação (MEC) transmitiu, ao vivo, a correção do exame, em uma parceria com a TVE Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]