• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Foz do Iguaçu – As passarelas das Cataratas do Iguaçu que dão acesso à Garganta do Diabo, o maior de seus 275 saltos d’água, foram interditadas ontem para reforma. Até sexta-feira, o espaço passará por obras de manutenção, o que não impedirá a visita dos turistas ao Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, e a contemplação das demais quedas d’água.

Serão recuperados 100 metros de piso, de um total de 130, para evitar a formação de poças d’água. Outra melhoria será a instalação de uma rampa de concreto no lugar da atual, que é metálica, com o objetivo de facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais.

O gerente geral da empresa Cataratas S.A., concessionária do Parque Nacional do Iguaçu, Celso Vitrio, diz que a manutenção das passarelas estava prevista para este ano, mas começou a ser feita agora porque a vazão das águas está baixa e o período de maior movimento de turistas no mês, que é o feriado, já passou. As atuais passarelas foram construídas em 1983, com investimento do Hotel das Cataratas, depois de uma enchente ter destruído a antiga.

Apesar da chuva, a vazão nas Cataratas do Iguaçu continua baixa. Ontem, a marca foi de 480 metros cúbicos por segundo (m3/s). A média é de 1.500 m3/s. O volume de águas está baixo, mesmo com as chuvas que caíram nos últimos dias na região do Rio Iguaçu, devido às operações realizadas nos cinco reservatórios da Copel, situados ao longo do rio. De acordo com o Instituto Simepar, até ontem havia chovido 110 milímetros em União da Vitória. A média do mês é de 160 milímetros. Em Foz do Iguaçu, o índice acumulado do mês chegou ontem a 40 milímetros, bem menor do que no mesmo período do ano passado, que foi 100 milímetros.

Mesmo com o tempo instável, neste feriado o número de turistas que visitaram o Parque Nacional do Iguaçu foi maior em relação ao ano passado. A reserva recebeu 19.977 visitantes entre os dias 12 a 14, superando o total de 17.819 visitantes entre 12 a 15 de outubro de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]