• Carregando...
Caminhada contou com a participação de diversas entidades | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Caminhada contou com a participação de diversas entidades| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Para marcar o Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quinta-feira (1º), um grupo de pessoas ligadas à diversas entidades de defesa dos direitos da terceira idade realizou nesta manhã uma caminhada pelo Centro Cívico. O movimento começou às 9 horas e, segundo os organizadores reuniu cerca de 200 pessoas.

Entre os principais pedidos dos manifestantes estão a criação de uma secretaria especial para a população da terceira idade tanto em âmbito municipal quanto estadual; a criação de um fundo estadual para pessoas idosas; a instalação de mais hospitais geriátricos no estado; além da prioridade no atendimento às pessoas idosas em processos judiciais.

A II Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana saiu da Praça 19 de Dezembro, de onde o grupo partiu em direção à Praça Nossa Senhora de Salete, munidos de faixas e cartazes e acompanhados por uma ambulância. Os participantes permaneceram concentrados no local até as 12h30, quando o evento foi encerrado.

Além da passeata, os participantes entregaram cartas com uma série de reivindicações para representantes do Tribunal de Justiça, do governo do estado, da Assembleia Legislativa e da Prefeitura de Curitiba. Segundo Mariana Zilli Calabresi, membro do Forum Popular Permanente da Pessoa Idosa e uma das organizadoras do evento, audiências devem ser marcadas com o prefeito de Curitiba Beto Richa e com o governador Roberto Requião para os próximos dias para discutir os pedidos.

Mobilização Paranaense sobre o Envelhecimento

A passeata faz parte da 7ª Mobilização Paranaense sobre o Envelhecimento (Move), que conta com outras atividades para comemorar o Dia Internacional do Idoso. Às 14 horas, será realizada uma mesa-redonda, no auditório do Ministério Público do Paraná (MP), com o tema "Construindo o protagonismo do idoso". Entre os participantes estão o advogado Cornélio Capaverde, a professora da Universidade Federal do Paraná, Tarcisa Bega e o secretário de Estado para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]