• Carregando...
Descida da Serra do Mar reuniu pessoas de diferentes perfis e idades | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Descida da Serra do Mar reuniu pessoas de diferentes perfis e idades| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Sem Graciosa

O ritmo das obras para reconstrução do trecho em que encostas desabaram na Estrada da Graciosa foi intenso até no feriado. Um terço das vigas necessárias para a ponte que vai ser erguida no local já foram colocadas. A conclusão total da restauração da rodovia está prevista para setembro.

Um grupo de 10 mil motociclistas de Curitiba e de outras cidades desceu a serra em direção a Morretes, no Litoral do estado, nesta quinta-feira para o 10.º Moto Passeio Savages. O encontro foi organizado pela loja Moto Savages e ofereceu aos participantes um passeio pela BR-277, além de apresentações de motociclistas durante a tarde. Junto com a 23.ª Festa Feira Agrícola e artesanal, que ocorreu simultaneamente, o evento contribuiu para reerguer o turismo na cidade depois da interdição da Estrada da Graciosa, que ocorreu após um deslizamento de terra no início de março.

Com pessoas de diferentes perfis e idades, o encontro uniu gerações de amantes das duas rodas. O aposentado Robert Lemner, de 52 anos, teve a primeira motocicleta há 35 anos. Presidente do Motoclube Juntos Pela Paixão, a relação dele com as motos é tão próxima que ele diz ter se identificado com a esposa justamente por causa delas.

E o amor pelas máquinas não ficou só entre o casal, que o passou para a filha, Camila, de 16 anos. "Desde os quatro anos que ela brinca com as motos", lembra o pai. Ainda sem a habilitação para dirigir, Camila passeia apenas na garupa dos pais. Mas isso não a impede de sentir a mesma sensação compartilhada pelos motociclistas. "Eu gosto do barulho das motos, da adrenalina, do vento no rosto", conta ela.

Sempre presente em eventos automobilísticos, Camila percebe também que as mulheres estão ganhando mais espaços em encontros como esses – que são predominantemente masculinos. "Alguns motoclubes ainda não aceitam mulheres, mas elas estão participando mais."

Já o analista de sistemas Yuri Matos Freitas, de 35 anos, comprou a sua primeira moto há cinco anos. Dono de um triciclo estilizado, com dois bancos de carro e rodas traseiras maiores, ele afirma que escolheu o modelo custom pelo conforto na hora de viajar. Na bagagem, Freitas leva uma viagem de dois dias para Montevidéu, no Uruguai, e muitos passeios com a esposa, que vai no banco traseiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]