• Carregando...

O paulistano perde 27 dias por ano no trânsito da capital paulista. Pesquisa do Ibope encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo, em alusão ao Dia Mundial Sem Carro 2010, mostra que o tempo médio gasto para realizar todos os deslocamentos diários é de 2 horas e 42 minutos, o mesmo que perder dois dias e seis horas por mês sentado dentro do carro, do ônibus ou do trem para se locomover, sem contar os fins de semana.

Cansados dos engarrafamentos, 76% dos cidadãos afirmaram que deixariam de usar o carro se houvesse boa alternativa de transporte público de passageiros. É o que a operadora de turismo Patrícia Andrade já faz há um tempo para percorrer os 12 quilômetros que separam sua casa, no Ipiranga, zona sul, do bairro da Liberdade, centro, onde trabalha.

Apesar de críticas ao sistema, acha mais confiável do que ir de carro, quando gastaria cerca de uma hora e meia para chegar ao trabalho. A opção pelo transporte público torna o percurso mais rápido. Patrícia leva 50 minutos no mesmo percurso. "Poderia ser melhor. Acho que deveria aumentar restrições para dar maior mobilidade e o trânsito fluir mais."

O número de paulistanos que utilizam carros todos os dias ou quase todos os dias é de aproximadamente 2 milhões de pessoas. São mais de 6 milhões de veículos cadastrados no Detran na cidade de São Paulo.

A bicicleta é adotada por 3% da população, equivalente a 223 mil paulistanos. E 25% afirmaram que passariam a usar esse meio de transporte para se locomover na capital se fossem construídas ciclovias seguras.

Segundo Oded Grajew, do Nossa São Paulo, é preciso haver "um transporte de qualidade e que atenda a todas as regiões da cidade". Boa oportunidade é colocar a ação em prática no próximo dia 22, quando será realizado em todo o mundo, inclusive em São Paulo, o Dia Mundial Sem Carro.

Serviço:

A pesquisa completa está no site www.nossasaopaulo.org.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]