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Acesse o simulador de pedágio e calcule os custos de sua viagem pelas rodovias paranaenses.

A mudança dos preços ocorre no domingo, 1º de dezembro.

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Você acha que o novo valor das tarifas é justo, considerando a situação das estradas pedagiadas?

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As tarifas de pedágio nas rodovias federais e estaduais que compõem o Anel de Integração do Paraná terão um acréscimo médio de 5,72% no valor a partir da zero hora deste domingo. O reajuste anual previsto em contrato, que ocorre sempre no dia 1º de dezembro, foi homologado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

INFOGRÁFICO: Confira os novos valores para automóveis

Os novos valores contemplam 27 praças de pedágio de seis concessionárias: Econorte, Viapar, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia. Apesar de também terem pedágio e serem federais, as tarifas nas rodovias BR-116 e BR-376 (no trecho que liga Curitiba ao litoral catarinense) não sofrerão mudanças.

Com o reajuste, o valor do pedágio para automóveis na BR-277, no trecho que liga Curitiba ao litoral do Estado, sobe de R$ 14,70 para R$ 15,40 – o posto de cobrança fica no km 60 da rodovia, em São José dos Pinhais. É o valor mais alto para automóveis entre todas as praças de cobrança das rodovias do Anel de Integração.

O reajuste é calculado com base em seis índices fornecidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), relacionados ao Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) e a custos com terraplenagem, pavimentação (asfaltamento novo ou recapagem), obras de arte especiais (viadutos e pontes), custo nacional da construção (insumos) e projetos especiais (de engenharia). O aumento de 5,72% foi menor do que a inflação acumulada no período, que é de 5,84%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Ecocataratas

Nas cinco praças de cobrança da concessionária Ecocataratas ao longo da BR-277 no Oeste do estado, o reajuste de 5,72% foi acrescido de um degrau tarifário de 3,82%, previsto em um termo de ajuste firmado no fim de 2011 entre o DER e a empresa. O percentual extra foi solicitado pela concessionária devido às obras de duplicação de 14,4 quilômetros da BR-277 entre Medianeira e Matelândia.

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