• Carregando...

Ontem foi realizada a primeira coleta de lixo do ano na Ilha de Superagui, no município de Guaraqueçaba. A ação foi feita com uma balsa com capacidade para 20 toneladas e armazenou os resíduos coletados desde 20 de dezembro de 2013.

A coleta anterior foi feita por moradores antes do Natal, usando barcos próprios. Normalmente com 900 habitantes, a ilha recebeu dois mil turistas para o Ano Novo. Com a maior produção de resíduos, a coleta foi realizada pelo Instituto das Águas do Paraná, que encaminha o material para o aterro de Guaraqueçaba.

Segundo a assessora da prefeitura e moradora da ilha, Denise Correia de Ramos, a ilha conta com sete funcionários para a limpeza e coleta do lixo, sendo que quatro são contratados pelo governo do estado para a temporada de verão.

O depósito de lixo fica a cerca de 30 metros de distância da praia, com uma área de mangue entre eles. O transporte dos sacos de lixo é feito por meio de carroças, e a atividade chega a durar o dia todo. "Precisamos construir uma ponte para fazer o trajeto mais rápido", conta Denise.

A coleta da balsa é apenas para materiais recicláveis. O lixo orgânico deve ser tratado por moradores, que devem enterrar ou fazer a compostagem do material. Segundo Denise, é necessário mais conscientização por parte da população para separar o lixo corretamente. "Como o lixo fica um tempo no depósito, as pessoas precisam separar para não ficar terrível para quem trabalha aqui depois", explica ela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]