• Carregando...

Gazeta do Povo – A sua saída do Conselho de Ética, no momento da cassação de Roberto Brant, causou mal-estar na opinião pública local. Qual foi o motivo?Gustavo Fruet – É preciso dar um histórico. Como tinha dias em que as reuniões da CPI dos Correios e do Conselho de Ética eram no mesmo horário, nas quartas-feiras, quatro meses atrás fizemos uma reunião e decidimos que o (Antonio Carlos) Mendes Thame (PSDB-SP) e o Carlos Sampaio (PSDB-SP) ficariam no Conselho de Ética e eu e o Eduardo Paes (PSDB-RJ) ficaríamos mais na CPI.

Na semana em que o Sampaio viajou para a França ia ser a votação para a cassação do Pedro Corrêa (PP-PE). Como era segunda-feira, fui chamado, o substitui, e votei a favor. No caso do Roberto Brant (PFL-MG), foi diferente. A votação estava prevista para terça-feira e por uma série de obstáculos, que a opinião pública acompanhou, foi prorrogada. O Mendes Thame, tinha um atestado e viajou para São Paulo naquele horário, alegando um problema de saúde. Fui chamado para substituí-lo. Sentei do lado do (Alberto) Goldman (líder do PSDB da Câmara) e, quando a cassação entrou na ordem do dia, o Goldman perguntou qual era o meu voto. Eu disse que era favorável à cassação. E ele me respondeu "é o único voto que não dá". E eu falei, de duas uma, ou o Mendes Thame volta para votar ou eu saio do Conselho de Ética. Não podia nem ir contra o partido e nem contra meus princípios, decidi sair. Como o Thame não voltou, o PSDB indicou Jutahy Júnior (PSDB-BA) e deu no que deu (votou pela absolvição). Eu entendo o impacto que isso vai ter, mas eu tomei a decisão pelo mal menor, pelos princípios éticos, não podia atuar diferente.

O Dr. Rosinha afirmou também que o senhor não fez muita coisa na CPI e acabou não citando o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) no seu relatório.

Fico surpreso com as afirmações de Rosinha. Primeiro eu citei o Azeredo sim, é só verificar e o convido para discutir em público sobre isso. Sobre não fazer muita coisa, o Rosinha ele é um dos mais ausentes justificados que tem na Câmara. Quanto aos requerimentos que ele apresentou na CPI e que foram aprovados contra o seu partido, nenhum ele levou para frente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]