• Carregando...

Mais de 400 policiais paranaenses se inscreveram nos testes seletivos para integrar a Força Alfa. Destes, apenas 80 foram escolhidos, incluindo três mulheres. O comandante da corporação, major Roberto Sampaio, diz que entre as características necessárias para o policial integrar o pelotão estão a disponibilidade para trabalhar em grupo e o preparo físico e psicológico diferenciado. Na escolha, também pesaram critérios relacionados ao bom comportamento na polícia e a conduta ética.

No treinamento, realizado durante um mês na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e no Litoral, os policiais tiveram aulas sobre táticas para confrontos armados, sobrevivência em ambiente de fronteira, orientação e navegação, uso de aeronave, legislação e direitos humanos, entre outros conteúdos. Segundo o comando da PM, os agentes foram colocados no limite das próprias potencialidades. Quatro policiais federais e três militares da Força Aérea Brasileira (FAB) também participaram da capacitação.

A policial Cristina Martins de Carvalho, 28 anos, é uma das mulheres em ação na Força Alfa. Há três anos na PM, ela diz que resolveu se inscrever para atuar na tropa pela oportunidade de uma nova experiência. "É um trabalho operacional que proporciona conhecimento da região e experiência para a carreira", diz. Durante o treinamento, Cristina diz que as mulheres desempenharam as mesmas tarefas dos homens, apesar dos limites físicos. "Foi bem tranquilo", conta. O tempo de permanência dos policiais na tropa é de no máximo dois anos. Durante o trabalho, eles ficam longe de casa e periodicamente têm folgas para ver a família. Os policiais usam uniforme especial de selva (semelhantes ao estilo das Forças Armadas) para atuarem em áreas de mata e margens de rios.

O governador Roberto Requião, que participou do início das atividades, disse que depostia grande esperança na atuação do novo batalhão. "Vocês não serão o Bope da Fronteira. Foram escolhidos pela integridade pessoal, firmeza de caráter e pela inteligência. Nós os queremos tão famosos no Brasil quanto as outras forças policiais, pelo cuidado da ação, eficiência e resultados".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]