• Carregando...
O ministro da Justiça, Tarso Genro, em entrevista nesta terça-feira | Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro da Justiça, Tarso Genro, em entrevista nesta terça-feira| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Questionado na CPI da Violência Urbana sobre a proposta que acaba com a pena de prisão para pequenos traficantes de drogas, o ministro da Justiça, Tarso Genro, defendeu nesta quarta-feira (28) a adoção da medida. Para o ministro, os vendedores de droga em pequena quantidade são "vítimas" dos grandes grupos criminosos.

"Não identifico como pequenos traficantes, mas como jovens que são vítimas dos grupos criminosos. Eles são aparelhados pelo crime e acabam incorporados pela estrutura porque não têm alternativa", afirmou Tarso Genro. Na avaliação dele, é por esse motivo que o governo tem de proporcionar uma opção aos jovens "que desejam sair da vida do crime".

O Ministério da Justiça decidiu apoiar o fim da pena de prisão para pequenos traficantes de drogas que não tenham cometido atos de violência e não apresentem vínculo com organizações criminosas. Em entrevista na semana passada, o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, disse esperar que a mudança seja aprovada até a metade do ano que vem.

"Sabemos o que acontece nos presídios: as pessoas são detidas com pequenas quantidades de droga e acabam entregues de mão beijada para as organizações criminosas. É preciso separar o pequeno do grande traficante. Não haverá projeto de iniciativa do governo, mas vamos apoiar a proposta de mudança no Congresso", disse Abramovay.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]