O ministro da Justiça, Tarso Genro, em entrevista nesta terça-feira| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Questionado na CPI da Violência Urbana sobre a proposta que acaba com a pena de prisão para pequenos traficantes de drogas, o ministro da Justiça, Tarso Genro, defendeu nesta quarta-feira (28) a adoção da medida. Para o ministro, os vendedores de droga em pequena quantidade são "vítimas" dos grandes grupos criminosos.

CARREGANDO :)

"Não identifico como pequenos traficantes, mas como jovens que são vítimas dos grupos criminosos. Eles são aparelhados pelo crime e acabam incorporados pela estrutura porque não têm alternativa", afirmou Tarso Genro. Na avaliação dele, é por esse motivo que o governo tem de proporcionar uma opção aos jovens "que desejam sair da vida do crime".

O Ministério da Justiça decidiu apoiar o fim da pena de prisão para pequenos traficantes de drogas que não tenham cometido atos de violência e não apresentem vínculo com organizações criminosas. Em entrevista na semana passada, o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, disse esperar que a mudança seja aprovada até a metade do ano que vem.

Publicidade

"Sabemos o que acontece nos presídios: as pessoas são detidas com pequenas quantidades de droga e acabam entregues de mão beijada para as organizações criminosas. É preciso separar o pequeno do grande traficante. Não haverá projeto de iniciativa do governo, mas vamos apoiar a proposta de mudança no Congresso", disse Abramovay.

Veja também
  • 59 são presos em duas operações da PF contra tráfico de drogas
  • Polícia Federal prende 25 em operação contra o tráfico de drogas