Embora o vírus tenha sido identificado no pernilongo comum, o Aedes aegypti (foto) é o transmissor “oficial” da doença. Os cientistas ainda precisam verificar se o Culex tem capacidade de ser infectado e infectar o ser humano naturalmente.| Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Resultado parcial de uma pesquisa da Fiocruz que só deve ser concluída em oito meses revelou a presença do vírus da zika em pernilongo comum, o Culex quinquefasciatus. Por enquanto, não há confirmação de que os mosquitos possam transmitir a doença a seres humanos, mas, nas palavras do professor do departamento de Zoologia da UFPR Antonio Navarro isso “acende o sinal amarelo” para a comunidade científica e também para a população, temerosa de ter de enfrentar mais um inimigo.

CARREGANDO :)

Casos de microcefalia no país chegam a 641; outros 4.222 são investigados

Leia a matéria completa

Especialista em entomologia, ciência que estuda os insetos, o pesquisador esclareceu algumas dúvidas a respeito dos dois mosquitos. Sobre a nova pesquisa, ele afirmou que ainda é muito cedo para medidas mais drásticas – embora a presença de insetos sempre inspire cuidados a serem tomados.

Publicidade

“O estudo mostrou que ele [mosquito comum] consegue abrigar o vírus da zika. A primeira fase da pesquisa foi isso. Falta agora a constatação de se ele consegue transmitir efetivamente o vírus”, reitera.

Veja mais perguntas e respostas sobre o tema:

1 - Os criadouros do Aedes aegypti e do Culex quinquefasciatus são semelhantes?

Em partes. A fêmea do mosquito conhecido por transmitir a dengue costuma botar os ovos em água limpa e parada, como aquela que se acumula logo após a chuva, por exemplo. Já o mosquito comum “gosta” de depósitos água suja. Esgotos a céu aberto, esgotos, valões e fossas entram nesta lista. “Isto é outro flagelo dentro das cidades. Conter o avanço do culex significa tratar da questão sanitária também”, explica o professor.

2- Que outras diferenças eles têm?

Além do criadouro, a principal diferença é que o Aedes “ataca” preferencialmente durante o dia, e o Culex, ao longo da noite. Isso, contudo, não é algo definitivo.

Publicidade

3-E quais são as semelhanças entre eles?

São espécies hematófagas, que se alimentam de sangue. Assim como o Aedes, somente a fêmea do Culex pica o homem para sugar sangue, alimento necessário à produção de ovos. Outro ponto importante é que ambos são antropofílico, o que quer dizer que são urbanos e gostam de viver perto do homem.

4- Que tipo de doença já teve sua transmissão comprovada pelo mosquito comum?

De acordo com a Fiocruz, o mosquito comum é o principal vetor da filariose humana, a elefantíase. Se o mosquito que pica está infectado, as larvas das filárias caem no sangue do homem que é o hospedeiro definitivo, onde irão se reproduzir.

5- E quanto ao ciclo de desenvolvimento dos dois mosquitos?

Publicidade

Pesquisadores da Fiocruz dizem que, em geral, Aedes aegypti e o Culex têm um tempo de desenvolvimento parecido. No verão, o ciclo de vida dos mosquitos leva cerca de oito a dez dias. [Alguns pesquisadores, porém, já constataram que o Aedes está cada vez mais adaptado ao Brasil e que o tempo de desenvolvimento pode diminuir para cinco dias]. No inverno, ambos têm ritmo de desenvolvimento mais lento.

Veja também
  • Instituto em Salvador cria grupo de atenção a crianças com microcefalia
  • Cuba tem 1.º caso de zika na ilha, de estudante de Medicina da Venezuela
  • Laboratórios anunciam parceria por 1.º teste único para dengue, zika e chikungunya