• Carregando...

O estado de Pernambuco já registrou dez casos de leptospirose em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região no mês de junho, segundo balanço divulgado ontem pela Secretaria Estadual da Saúde. Outros 64 casos suspeitos estão sendo investigados.

"A situação é preocupante, pois sabemos que muitas pessoas tiveram contato com lama e água contaminada. Agora, estamos fazendo um investimento forte na assistência atender os doentes", disse a diretora-geral de controle de doenças e agravos, Jacyra Ferreira. Até o início da semana, 18 casos suspeitos tinham sido descartados.

Os temporais que atingiram o Nordeste provocaram 20 mortes em Pernambuco e deixaram 12 cidades em estado de calamidade pública. Já em Alagoas as chuvas provocaram 37 mortes e deixaram 15 municípios em calamidade. Em Alagoas, já foram confirmadas duas mortes por leptospirose devido aos temporais.

A leptospirose é causada por uma bactéria presente na urina do rato. Ela se espalha pela água suja. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata da perna). A contaminação ocorre através da pele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]