Pescador recebeu os primeiros socorros na faixa de areia depois ficar cinco horas no mar| Foto: Divulgação/Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina

O pescador Edson Luiz Siewert, 29 anos, que não sabe nadar e foi resgatado depois de ficar cinco horas no mar, disse que tinha fôlego para permanecer mais meia hora na água. "Achei que ia morrer. Quando vi o helicóptero, deu um alívio danado". Ele se perdeu da embarcação por volta das 4h desta quinta-feira e foi encontrado por policiais militares do Grupamento Aéreo de Santa Catarina, às 9h, na região Norte da Ilha dos Remédios, em Barra do Sul (SC).

CARREGANDO :)

Siewert disse que, pelo fato de não saber nadar, não esperava que pudesse ficar tanto tempo na água. "Engolia água e cuspia, às vezes até vomitava. Não sei nadar direitinho, mas conseguia ficar boiando e dando uns mergulhos. Estava bem cansado na hora que me acharam. Não tinha mais forças para ficar muito tempo lá."

Apesar de passar pelo susto, o pescador disse que pretende retornar ao mar em breve. "Na segunda-feira eu já quero pegar o barco e voltar a pescar. Já passei por um sufoco no mar, quando quase fui atingido por um cargueiro petrolífero. A vida tem de continuar", disse Siewert.

Publicidade

O major Nelson Henrique Coelho, comandante da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, disse que a embarcação do pescador foi encontrada por outros pescadores no largo da Praia do Ervino. "O barco estava com motor acionado. A documentação de registro do barco é de Balneário Barra do Sul. Com isso, conseguimos levantar a tripulação do barco, composta por apenas uma pessoa."

O comandante informou ainda que o pescador foi localizado no mar 25 minutos depois do mapeamento da possível área de busca. "Durante o voo de helicóptero, avistamos uma pessoa a cerca de seis quilômetros da costa marítima, ao norte da Ilha dos Remédios. Tivemos dificuldade por causa do vento e da corrente marítima, mas os pescadores, que conhecem tudo sobre mar, nos ajudaram bastante. O rapaz estava exausto."

Siewert foi resgatado depois que um tripulante do helicóptero foi lançado ao mar para iniciar o içamento. "Ele foi levado até a faixa de areia em Barra do Sul, onde foi solicitado apoio de uma ambulância do Corpo de Bombeiros para realizar o transporte até o hospital local. Apesar de cansado, sua condição era estável."