• Carregando...

Um livro que será lançado em breve, produzido pela Polícia Militar do Paraná, fala sobre as facilidades que as arquiteturas de algumas casas promovem para a ação de assaltantes. Em entrevista ao telejornal Paraná TV 1ª edição, o tenente coronel Roberson Bondaruk, da PM, destacou algumas mudanças nas residências que podem dificultar os assaltos.

"Esse livro é o resultado de quase dois anos de pesquisa feita pela PM do Paraná, utilizando recursos implantados pela secretaria de Segurança, onde pesquisamos as casas que foram mais assaltadas em 2005. Verificamos que existem determinadas similaridades nesses locais onde ocorreram os assaltos", afirmou Bondaruk.

Para realizar a pesquisa, também foram entrevistados detentos que cumprem penas por danos contra o patrimônio público e a maioria afirmou que prefere assaltar residências que possuem muros altos. "Isso impede a visão de testemunhas e facilita a vida dos ladrões. A grade já permite uma visibilidade tanto de dentro para fora quanto o inverso", explicou o oficial.

Estruturas, como lixeiras ou caixas ao lado do muro, também são apontados como facilitadores para os assaltantes. "Qualquer estrutura que estiver ao lado do muro pode ser utilizada como degrau pelo assaltante. Os portões cegos, aqueles feitos com chapas, sem visibilidade, também são perigosos. Não dá para saber se quem chegou é o morador ou algum assaltante. Pregamos casas com mais visibilidade e os moradores conhecerem a vizinhança", definiu Bondaruk.

Vídeo:Assista à entrevista completa e veja outras dicas de segurança

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]