• Carregando...
Sombra e muita hidratação são fundamentais para o bem-estar dos animais | Walter Alvez/Gazeta do Povo
Sombra e muita hidratação são fundamentais para o bem-estar dos animais| Foto: Walter Alvez/Gazeta do Povo

A chegada do verão traz preocupações extras para quem tem animais de estimação e vai passar a temporada na praia. De acordo com o médico veterinário Maicon Roberto Paulo, do Hospital Veterinário São Bernardo, em Curitiba, manter as vacinas em dia, cuidar da hidratação e evitar os horários de temperaturas elevadas são as principais recomendações para garantir a saúde dos pets nas férias. Além disso, ele alerta: "Mantenha os bichos longe da areia, pois se ela não é saudável para as pessoas, tampouco é para os pets".

Cuidados

Confira algumas dicas do médico veterinário:

- Viagem segura – Transporte o bicho em caixas especiais e adequadas ao tamanho dele. Não há contra-indicações com relação ao uso de tranquilizantes – desde que receitados por médicos veterinários –, alternativas no caso de viagens mais longas. Mantenha o animal hidratado ao longo do percurso, com pausas para que o pet se movimente e faça suas necessidades.

- Passeios programados – Escolha horários em que o sol esteja mais ameno, antes das 10 horas e após as 18 horas. Cães e gatos também estão sujeitos a incidência de raios ultravioletas, cuja exposição continuada pode causar câncer de pele.

- Muita água e protetor solar – Ofereça bastante água fresca aos pets, distribuindo vasilhas em vários cantos da casa. Em passeios externos, a dica é levar garrafinhas. Animais de pelagem mais clara devem receber protetor solar específico para pets nas regiões com pouca pelagem como nariz, focinho e orelhas.

- Vacinação em dia – Antes de viajar, imunize cães e gatos contra a dirofilária, parasita transmitido por um mosquito comum em regiões litorâneas. Se não for tratada a doença pode causar complicações que levam à morte. A vacina deve ser feita um mês antes da viagem.

- Refresque com borrifador – Faça a tosa em animais de pelos longos, inclusive gatos, caso o procedimento não estresse o bicho. São recomendados banhos uma vez por semana ou a cada 10 dias e, em dias muito quentes, utilize um borrifador de água para refrescar. A rotina e o conteúdo da alimentação não devem ser alterados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]