• Carregando...
Com venda proibida, fósseis de trilobitas foram apreendidos pela Polícia Federal na feira de antiguidades do Masp | Divulgação/PF
Com venda proibida, fósseis de trilobitas foram apreendidos pela Polícia Federal na feira de antiguidades do Masp| Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal apreendeu fósseis e outros produtos arqueológicos que estavam sendo vendidos ontem na feira de antiguidades realizada no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na região central da capital paulista.

Segundo a PF, o responsável pelas peças, que não teve o nome divulgado, não estava no local. Vendedores foram levados à PF, prestaram depoimento e foram liberados. A apreensão ocorreu após uma denúncia.

Policiais e um arqueólogo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foram até a feira e encontraram à venda peças como mãos de pilão, lâmina polida, pontas de flechas e lanças e uma tanga marajoara de cerâmica. Também estavam expostos à venda fósseis como trilobitas, vieiras e conchas, além de uma presa de mamute. Os vendedores não apresentaram documentos de origem e todo o material foi apreendido e levado à sede da PF, na Lapa (zona oeste).

De acordo com a PF, materiais arqueológicos e fósseis brasileiros são produtos da União e não podem ser vendidos. O responsável pelas peças será indiciado pelo crime de usurpação de bens da União e, se condenado, poderá cumprir de 1 a 5 anos de prisão, além de multa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]