A Polícia Federal realizou uma operação em Boa Vista (RR) nesta sexta-feira (17) para desarticular um grupo de presos suspeitos de planejar, de dentro da prisão, mortes de autoridades do Judiciário e do Poder Executivo que atuam contra o crime organizado e o tráfico de drogas.

CARREGANDO :)

A polícia recolheu 20 presos que estavam na Cadeia Pública de Boa Vista e na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Eles prestaram depoimento e foram indiciados pelos crimes de formação de quadrilha e coação no curso do processo. Segundo a PF, alguns estariam envolvidos em "queima de arquivo".

Seis presos serão transferidos para um presídio federal de segurança máxima. Os outros foram levados de volta à cadeia e à penitenciária.

Publicidade

Ainda de acordo com a polícia, uma operação semelhante foi realizada em setembro de 2010 em prisões de Roraima.

O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Waney Vieira, disse que foi comunicado da operação da Polícia Federal para dar apoio à remoção dos presos. Questionado, ele disse que não tem informações sobre de que forma os presos teriam tentado articular crimes de dentro da prisão.

Vieira citou que a secretaria tem 180 agentes penitenciários para fazer a segurança interna de cinco presídios no estado, com cerca de 1,7 mil detentos. "Temos um problema de efetivo, tivemos algumas fugas recentes. Mas o governador já autorizou um concurso para agentes e para policiais militares", disse.

Veja também
  • Policial acusado de fraude no processo do Morro do Boi se entrega
  • Polícia prende suspeito de matar estudante da USP
  • Oito suspeitos de envolvimento em homicídios e tráfico são presos em operação
  • Policiais são presos por suspeita de fraude no processo do Morro do Boi
  • José Rainha é preso acusado de desvio de verbas